quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Exames médicos traumatizantes e o café salvador

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Você acabou de fazer um exame de sangue, uma colonoscopia ou um minucioso exame da próstata e bateu aquele desânimo, uma súbita falta de energia? Quando isso acontece, uma dose extra de coragem não faz mal a ninguém. E isso pode ser facilmente conseguido através de um bom café e uma comidinha leve. Mas, o que você encontra em hospitais, clínicas e laboratórios? Geralmente uma garrafa térmica com café morno e ultra adocicado ou uma dessas máquinas de moeda. No máximo uma lanchonete cheia de junkie food. Vamos combinar que isso não ajuda ninguém. Especialmente depois de ter deixado meio litro do seu sangue no laboratório ou ter elevado o grau de intimidade com seu médico ao passar pelo trauma do primeiro exame da próstata.

 Novidade benvinda na área médico-hospitalar

Esse tempo passou. Hoje pela manhã, fui marcar uma ressonância magnética na tradicional Clínica Villas Boas, a pedido do ortopedista que está tratando de uma antiga lesão dos meus tempos de competição. Nada preocupante, mas me toma tempo e tenho pouca paciência. Mas, para minha grata surpresa, encontro lá uma cafeteria muito bem instalada, charmosa, com café honesto e quiches bem feitas. Parece pouca coisa, mas é muito além do que a maioria das cafeterias oferece por aí. O nome do estabelecimento é Canoa Café e é uma iniciativa bancada pela própria clínica. Louvável essa preocupação com a clientela, embora eu não tenha entendido de onde saiu a "canoa". 


Canoa Café, um alento para os pacientes desenergizados

Os atendentes muito simpáticos e prestativos (treinamento é tudo) me disseram que o estabelecimento existe há quatro anos. Isso me lembrou que a última vez que lá estive para fazer uma ressonância da mesma lesão (que não tratei direito, por isso estou retornando) foi há uns cinco ou seis anos. Na ocasião, encontrei um velho amigo, o fotógrafo Wilson Pedrosa. À época, ele chefiava o departamento de fotografia do jornal O Estado de São Paulo e também realizava exames devido a desgastes na coluna por causa dos muitos anos carregando pesado equipamento fotográfico. Conversando daqui e dali, observamos que estávamos naquela fase da vida em que passaríamos a nos encontrar com certa frequência em hospitais, clínicas e laboratórios ... Pelo visto, nem tão frequente ainda.

Café honesto, comidas gostosas, atendimento de primeira e as enfermeiras são bonitas

Espero que a inciativa da Clínica Villas Boas sirva de exemplo, se espalhe e as velhas garrafas térmicas com copinhos plásticos sejam definitivamente abolidos da área médica. Já basta o nosso sofrimento com exames traumatizantes. A Canoa Café é um alento para gente perfurada e inspecionada em suas profundezas, tendo seus segredos revelados em fotos, vídeo e tabelas. O ambiente é muito bem montado, decorado e confortável. Iluminação correta, wi-fi e música adequada que até o Romoaldo aprovaria Que venham muitas outras. Se você estiver pelo Setor Hospitalar Local Sul (SHLS) e acabou de passar por uma experiência desanimadora, corra até a Clínica Villas Boas e reponha suas energias na Canoa Café.

Nenhum comentário: