terça-feira, 27 de novembro de 2012

Cafeína na Terceira Idade

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

O pessoal da terceira idade que é fã de café pode ter boas notícias. O café não está entre as grandes restrições para os idosos. Ao contrário, a cafeína pode até ajudar a manter a força muscular e, consequentemente, auxiliar na prevenção de quedas, comuns nessa etapa da vida. 

Um estudo realizado pela Coventry University, na Inglaterra, isolou músculos controláveis voluntariamente de camundongos em diferentes faixas de idade. Os músculos isolados foram o diafragma, usado na respiração, e o músculo da perna chamado extensor, usado na locomoção. Os dois músculos melhoraram a performance após a ingestão de cafeína pelos camundongos.


Porém, nem tudo é essa maravilha toda. Primeiro porque qualquer resultado de pesquisa feita com camundongos demora bastante até chegar aos seres humanos. Segundo, essa pesquisa, como outras já feitas anteriormente, mostrou que o consumo excessivo de cafeína poderia dificultar a absorção de cálcio no organismo. E sabemos que o cálcio é um nutriente importantíssimo para a sustentação dos ossos.

Assim, se não houver contra indicação do médico, o pessoal da terceira idade pode continuar tomando seu cafezinho. Mas, sempre com moderação. Nada de exageros.

Nenhum comentário: