terça-feira, 13 de novembro de 2012

E agora?

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Com uma população que consome mais de 1,5 bilhão de copos de café por dia, você consegue imaginar o que aconteceria se, de um dia para o outro, o café desaparecesse da face da Terra? E não estamos falando de um desses apocalípticos filmes de ficção científica. Estamos falando do velho e manjado aquecimentos global, que faz muita gente roer as unhas de medo.

Em Londres, o Jardim Botânico Real (Royal Botanic Gardens) fez um estudo e concluiu que a variação das condições climáticas em nosso planeta pode estar colocando em sério risco várias espécies de café. Segundo os pesquisadores da Rainha, a variedade de café arábica pode estar com seus dias contados, pois tem forte probabilidade de estar extinta em 2080. 



Felizmente, os estudos e pesquisas se referem aos cafezais selvagens ou nativos, que não são plantados pelo homem e sim pela ação natural. Infelizmente, alguns dos melhores cafés do mundo. Os parentes civilizados desses cafés, são os que vemos produzindo toneladas em grandes fazendas. Apesar disso, também correm risco num prazo maior, pois a diminuição das variedades selvagens igualmente diminui a diversidade genética. Isso pode, por exemplo, afetar a resistência dos cafezais a novas pragas.

É o que os cientistas falam sobre as loiras e as ruivas. Com o tempo, vão desaparecer. Nós, aqui do Café & Conversa, não queremos estar vivos quando isso acontecer. Com o café também, claro : ) O mundo vai ficar muito sem graça ...

Nenhum comentário: