domingo, 13 de janeiro de 2013

Cápsulas de café invadem restaurantes finos

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Nós até entendemos que haja uma relação custo-benefício que é difícil de equacionar, mas é preciso estabelecer alguns limites. Você vai a um desses restaurantes chiques, cujos chefs são celebridades, com pratos mirabolantes e contas gordas. Termina satisfeito o seu jantar, pede um café e o garçom apresenta um pequeno cardápio ou uma caixa com uma dezena de cápsulas coloridas para que você escolha o "sabor" do seu café.

Que decepção! A gente quase se sente enganado. Afinal, esse tipo de restaurante sempre tem um sommelier para desfiar o rosário de qualidades dos vinhos servidos na casa. O chef é um artista da gastronomia que sempre ressalta nas entrevistas e nos seus programas de TV, a qualidade dos ingredientes que utiliza em suas premiadas receitas. 

Mas, e o café? É tratado como aquela "coisa" que geralmente acompanha a conta. Eles se esquecem que o cliente vai levar para casa justamente o último sabor que experimentou no restaurante. Além da leveza na carteira, claro.

Não se assuste. Esse não é um fenômeno brasileiro. Na Inglaterra, mais de 15 restaurantes estrelados no Guia Michelin usam máquinas Nespresso, incluindo o famosíssimo Fat Duck, do chef Heston Blumenthal. Na França, o quadro é pior. Mais de 100 restaurantes estrelados aderiram às cápsulas, incluindo o lendário L'Arpège. Na Itália, terra do espresso, são mais de 20. 


Estamos perdendo a fé no toque humano? Na habilidade do artesão? No talento do artista? Tudo virou apenas uma questão econômica? Seguindo esse raciocínio, não deveríamos todos comer em lanchonetes? As máquinas vão cuidar da nossa alimentação? Do nosso prazer? Para o mundo que eu quero descer ...


2 comentários:

Fabi Emilio disse...

Olá! Acompanho o blog de vocês mas nunca comentei. Eu concordo que realmente o café merece mais atenção em restaurantes mais sofisticados. Porém temos que reconhecer que um café de qualidade requere mão de obra qualificada (já em falta para cafeterias), o custo de manutenção e dos equipamentos é alto e, o café exige um espaço físico que muitas vezes os restaurantes não tem. O café em cápsula acaba sendo a melhor solução pq além de prático, ele é perfeitamente "consumível" pela grande maioria que não conhece os padrões de qualidade para um bom café. A boa notícia é que as patentes da Nestle já estão expirando e pq a Nespresso tem uma margem entre 20 e 30% de lucro, logo mais teremos muitas variedades para escolher pq esse mercado esta sendo invadido por outros gigantes tb (até a sturbucks já anunciou as capsulas dela). É triste, mas é o futuro. Acredito que a Nespresso realmente veio pra ficar, e quem sabe a tecnologia do café em capsula se desenvolva ao ponto de poder substituir um bom espresso artesanal justamente e nos deixar mais satisfeitos ao sair de um bom restaurante.

Café & Conversa disse...

Oi Fabi Emilia,

Obrigado pelo seu comentário.

Nós também vislumbramos esse tenebroso futuro ... (rs). Mas, esperamos que ele esteja bem distante ainda.

Abraço

Café & Conversa