quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O melhor de dois mundos - Café e chá

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Na dúvida entre tomar café ou tomar um chá? Por que não juntar o melhor dos dois mundos e se livrar da difícil escolha? Devia ser nisso que  estavam pensando pesquisadores ingleses do Royal Botanic Garden em parceria com pesquisadores franceses de Montepellier, quando resolveram criar uma nova bebida que combinasse as propriedades do café e do chá, o verdadeiro "chafé".


Submersa nas águas do rio Preto, a caneca do Café & Conversa passa -
antes de chegar às mãos de nossos seguidores -
pelo batismo das águas cristalinas em Alto Paraíso de Goiás.
Se você tem interesse em ser contemplado com esse disputado mimo,
curta nossa fan page, fazendo um clique aqui

Segundo os pesquisadores que analisaram 23 espécies de plantas de café, a bebida é um chá feito com as folhas do café. Portanto, não leva chá de nenhuma espécie e nem o grão do café. Eles também afirmam que o "chafé" é mais saudável que as outras duas bebidas separadas, pois encontraram nas folhas altos níveis de Mangiferina, um composto que possui ação anti-inflamatória, protege os neurônios, reduz o colesterol e o risco de desenvolvimento do diabetes. O nível de cafeína também é menor. 



Além disso, foram encontrados altos níveis de antioxidantes, já conhecidos por ajudar no combate ao câncer, doenças cardíacas e o diabetes. Os pesquisadores ainda acharam o sabor do "chafé" bastante agradável. Seja lá o que isso queira dizer, pois classificaram como sendo menos amargo que o chá e menos encorpado que o café e tendo sabor terroso. 

Nenhum comentário: