quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Café e Performance

Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza


Pesquisa divulgada pela revista Super Interessante, da Editora Abril,  feita pela Universidade de Bristol e publicada no Jornal de Psicologia Social Aplicada, em dezembro do ano passado, analisou a performance de homens e mulheres em testes de memória. O resultado demonstrou que, após tomarem café, as mulheres lidam melhor com situações estressantes e trabalham melhor em grupo. Nos homens, o efeito foi o contrário. Eles tiveram redução na velocidade de raciocínio e aumento na agressividade.


Nós, do Café & Conversa, temos uma longa estrada percorrida no consumo de café. Nossas observações não  confirmam esse resultado do estudo inglês. Também não fizemos nenhum estudo rigidamente científico. São apenas observações, mas o que temos testemunhado é uma saudável elevação no nível de interação, de confraternização e reforço dos laços de amizade entre homens e mulheres.


Pesquisa são importantes, sem dúvida, porém mais importante ainda são as percepções que temos. Porque não somos tubos de ensaio. Temos alma e conseguimos extrapolar a carne com sensações, sentimentos, raciocínios, sinapses e licença poética. Enquanto o café acelera algumas pessoas, outras entram numa zona de paz e reflexão interior. Somos seres muito mais complexos que uma pesquisa científica.





Um abraço e bom café!

Nenhum comentário: