terça-feira, 4 de outubro de 2011

Carro movido a café

Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza

O café certamente é um dos produtos naturais mais pesquisados no mundo. Acreditamos que seja graças à sua versatilidade, assunto que temos tratado aqui com frequência. Você viu vários usos para esse grão adorado pela humanidade, mas ainda não sabia que um dia poderá encher o tanque do seu carro com café.

O engenheiro britânico, Martin Bacon, desenvolveu um carro movido a borra de café, que ele chama de Coffee Car. Pois utilizando borra do café jogada fora por lanchonetes e restaurantes, o Coffee Car chegou a 120km/h, nos testes realizados no último dia 14 de setembro.

O sistema funciona da seguinte maneira: o carro tem um motor de seis cilindros equipado com um gaseificador que transforma a borra do café em gás combustível. É um sistema parecido com aquele utilizado no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, o carro a carvão ou gasogênio. Sem um grande estoque de petróleo, o governo Getúlio Vargas incentivou a substituição da gasolina pelo gasogênio como forma de impedir um colapso nos transportes.

Dê um clique, aqui, para ouvir o podcast desta terça-feira.


Se quiser saber mais a respeito, acesso o site do projeto Coffee Car em www.coffeecar.org ou assista o vídeo  http://www.youtube.com/watch?v=TQa8ZSZP-v0

Um abraço e bom café!

Nenhum comentário: