sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Café, fonte de energia

Ricardo Icassatti Hermano - texto
Romoaldo de Souza - locução do podcast

Você já leu aqui, que o café é a segunda bebida mais consumida no mundo, só perdendo para água. Sendo tão consumido, o café também gera bastante lixo em todo o processo que começa lá no cafezal e termina na lata de lixo da cafeteria. Pensando numa maneira de aproveitar esse lixo, a Sociedade Americana de Química criou o que chama de Biorefinaria em parceria com a rede de cafeterias Starbucks.

Essa Biorefinaria recebe o lixo da cafeteria - café e restos de comida - e mistura com um fungo que libera certas enzimas responsáveis pela conversão dos carboidratos em açúcares. Em seguida, essa mistura é colocada em um fermentador, onde uma bactéria converte os açúcares em ácido succínico. Nessa altura, você já deve estar pensando: "Isso é uma aula de química?".

Não é, mas é importante saber que esse ácido succínico encabeça a lista do Departamento Americano de Energia das 12 substâncias produzidas a partir de açúcares que podem ser usadas para fazer produtos de alto valor, como sabão, detergente, plástico e remédios. A rede Starbucks colaborou com a pesquisa doando os restos de comida e café e ajudando a transformar lixo em um tesouro.



Já conhece a fan page do Café & Conversa? É só dar um clique aqui

Nenhum comentário: