domingo, 19 de agosto de 2012

Total Recall - O Vingador do Futuro

Ricardo Icassatti Hermano

Não sei como, mas quase fui pêgo de surpresa pela refilmagem de Total Recall (O Vingador do Futuro), clássico da ficção científica que fez muito sucesso com Arnold Schwazenegger no papel principal e Sharon Stone no papel de vilã. Por um lado, foi até bom não ter acompanhado essa refilmagem e poder assistir um bom filme sem quase nenhuma informação prévia. Havia assistido apenas o trailer e uma pequena entrevista de divulgação com Colin Farrel e a gata Kate Beckinsale, que respectivamente fazem os papéis principais. 

Cartaz do filme

A refilmagem, assim como o original, é baseada no conto "We Can Remember It for You Wholesale", do eterno e genial escritor de ficção científica Philip K. Dick. E isso fica muito claro no visual do filme, claramente inspirado em Blade Runner, outra obra imortal do escritor. Clarividente, ele previu que o mundo futuro seria super povoado, pobre, sujo, poluído, chuvoso e chinês. Registre-se que seus contos renderam os melhores filmes de ficção científica do século XX. 

No futuro, seremos todos chineses

Essa nova versão respeitou mais a história original e não transportou a ação para o planeta Marte, como no primeiro filme. No livro, tudo se passa aqui na Terra mesmo e o primeiro filme utilizou uma "licença poética" interplanetária. Homenagens bacanas ao original aparecem aqui e ali, como a prostituta com três seios. Isso me fez prever que logo teremos alguma mulher colocando um terceiro seio com implante de silicone. Não seria difícil e gente querendo aparecer não falta.

Logo logo essa opção estética estará disponível
num prostíbulo perto de você

Philip K. Dick era um escritor obsessivo, premiado e sempre se manteve fiel à ficção científica. Teve uma vida atribulada, foi casado cinco vezes e fez experiências com drogas. Em 1974, uma profunda experiência religiosa viria a mudar radicalmente a sua vida, que chamou de uma visita de Deus. Ele passou os resto de sua vida escrevendo relatos sobre essa experiência. Morreu aos 53 anos de idade, logo após a estreia de Blade Runner, do qual viu apenas 20 minutos e sem a trilha sonora musical, mas adorou o resultado. 

Philip K. Dick

O cenário é de um mundo que passou por uma grande guerra química e apenas duas regiões permaneceram habitáveis, a Inglaterra e a Austrália. Acontece que a população aumentou e há pouco espaço para todo mundo viver. Daí, vem o conflito muito parecido com o que já vemos nas grandes cidades. A Austrália é chamada de "a colônia", onde ficam as indústrias e os operários são transportados para lá através de um enorme metrô que atravessa o planeta. Sensacional! É lá que tem início um movimento contra o governo e sua política de segregação. 

Kate Beckinsale, bonitona, boa de porrada, armada e na TPM

Colin Ferrel interpreta Douglas Quaid, que na verdade é o espião Hauser e trabalha para o governo na tentativa de achar o esconderijo do líder dos "rebeldes" ou oficialmente "terroristas". Ele se apaixona por uma rebelde, Milena, interpretada por Jessica Biel, e, claro, muda de lado. Após ser capturado, o governo implanta em seu cérebro a nova identidade de um operário comum. 

Muita ação, pancadaria, tiroteio, explosões e Jessica Biel ... (suspiro)

Kate Beckinsale faz a "esposa" Lori Quaid, ela também uma agente secreta extremamente letal e malvada que só, a própria esposa na TPM. Ela foi designada para a missão de monitorar o comportamento do "marido". Ele começa a ter pesadelos em que lembra cenas da sua captura. Um dia resolve tentar um serviço de introdução de memórias criadas sob medida e prestado por uma empresa chamada Rekall. E aí começa toda a ação. O filme tem efeitos digitais impressionantes, direção competente de Len Wiseman e o roteiro foi muito bem amarrado. O fato de terem mantido o enredo aqui na Terra foi uma excelente decisão. 

Douglas e Lori discutindo a relação ...

Sou até suspeito para falar, pois sou fã e dependente químico de filmes de ficção científica. Mas, o Café & Conversa assistiu, gostou e recomenda Total Recall - O Vingador do Futuro. Simplesmente imperdível!!! Cotação cinco canequinhas. E ainda tem as gatíssimas Kate Beckinsale e Jessica Biel : )


Nenhum comentário: