quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Café para combater dores nas costas

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - locução do podcast

Você trabalha o dia inteiro sentado diante de um monitor de computador? No fim do dia sofre com dores na coluna, nos ombros e no pescoço? Então você deveria adotar um hábito que nós, jornalistas, não abrimos mão: ter sempre a companhia de uma perfumada e fumegante xícara de café.

Um grupo de pesquisadores do Hospital Sunnaas Rehabilitation, na Noruega, convidou 22 pessoas com dores constantes nos ombros ou pescoço e outras 26 saudáveis para participar de um estudo. Os cientistas determinaram que 19 delas tomassem apenas uma xícara de café antes de começar o expediente. E o que aconteceu? Depois de meia hora de trabalho, quem havia bebido café sentiu alívio nas dores musculares.



O café funcionou com pessoas saudáveis e com quem sofria de dor crônica. Nós, jornalistas, não fizemos qualquer estudo a respeito, mas todos sofremos com dores nas costas devido às muitas horas metralhando o teclado. Nossa experiência aconselha uma boa cadeira ergonômica. Os pesquisadores noruegueses ainda não sabem explicar qual a ligação entre o café e as dores musculares. Isso deve ficar para uma outra pesquisa.

Nenhum comentário: