segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Mercenários 2 e a arte de envelhecer

Ricardo Icassatti Hermano

Ontem fiz o programa que mais gosto. Fui almoçar e assistir um bom filme com a filharada e a minha nora querida : ) A gente come num bom restaurante, conversa muito, eu sempre checo se estão todos bem, damos  bastante risadas e o domingo termina feliz. Especialmente se o filme é o Mercenários 2, com parte do elenco do primeiro e as participações ultra-especiais de Jean Claude Van Damme, Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis e Chuck Norris

Cartaz do filme

Apenas um dos integrantes do primeiro elenco não participou dessa segunda edição, o tatuador Tool, interpretado por Mickey Rourke. Mas, teve a participação de dois novatos, Liam Hermsworth, que faz o jovem sniper Bill The Kid, e a chinesa Nan Yu, que é Maggie, uma combatente especializada em eletrônica. Acredito que Nan Yu tampou provisoriamente o buraco deixado por Jet Li, que desaparece do filme logo no início, dizendo inclusive que talvez não volte mais.

Elenco um pouco mudado, mas bom do mesmo jeito

O roteiro segue a fórmula do primeiro filme. O grupo de mercenários aceita um serviço em outro país para resgatar um documento secreto. Algo sai errado, eles perdem o tal documento e o sniper Bill é cruelmente assassinado. O grupo parte para a vingança e, no meio da história, ajuda o povo pobre de uma aldeia que estava sendo explorado pelos bandidos russos liderados por Villain, interpretado por Van Damme. Aliás, a quadrilha russa tem cara de quem vota no Putin ...

Tudo cabo eleitoral do Putin ...

Os tiros, as explosões, a porradaria, as armas, os exageros e as piadas estão todas lá também. A trilha sonora igualmente fantástica. A aparição de Chuck Norris, quase interpretando a si mesmo na pele de outro mercenário chamado Booker, é o ponto alto do filme e a cena já é candidata ao hall dos momentos clássicos hilários do cinema. E esse humor foi o aspecto que mais me chamou a atenção no filme.

Chuck Norris no papel de Chuck Norris

Stallone, Schwarzenegger e Willis são velhos amigos e sócios desde que fundaram a rede de casas noturnas Planet Hollywood. São atores consagrados, famosos e ricos, não precisam mais provar nada a ninguém nem se preocupar com a própria sobrevivência. Os demais também estão em posição confortável na vida e na carreira. Eles poderiam estar aposentados, morando em algum paraíso tropical, se embebedando,  se drogando, arrastando chinelos, adoecendo etc. Mas, preferem malhar pesado e continuar se divertindo. Essa é uma excelente maneira de envelhecer.

A melhor maneira de envelhecer é se divertindo

Ao contrário do que se possa pensar, eles não fazem a mínima questão de parecer mais jovens no filme. Brincam com a própria velhice e não se levam a sério de jeito nenhum. São ícones do cinema de ação, fizeram história e marcaram nossa imaginação com os personagens que eternizaram. Os caras são patrimônio universal da pancadaria. As piadas que fazem com eles mesmos são hilárias. Transparece no filme o quanto estão se divertindo. E ainda lucram milhões. O filme é sensacional e saímos muito contentes do cinema. Matança indiscriminada, pancadaria à vontade e diversão garantida para toda a família. Veja o trailer.


Nenhum comentário: