domingo, 23 de setembro de 2012

TED e as dores do amadurecimento

Ricardo Icassatti Hermano

Há muito tempo não assistia um filme de comédia em que eu me acabasse de rir do início ao fim. Hoje fui com meu filhote Xanxão assistir o filme TED, que tem como protagonistas o fortão Mark Wahlberg, a vesguinha gatíssima Mila Kunis e um ursinho de pelúcia que atende pelo nome Ted. Uma comédia bem escrachada, mas sem apelação e, por isso, muito inteligente. 

Cartaz do filme

Aos oito anos de idade, o garoto John Bennet (Mark Wahlberg) é um solitário rejeitado por todos os meninos da sua rua, da escola etc. No Natal, seus pais o presenteiam com um urso de pelúcia, que ele logo batiza como Ted. Certa noite, John manifesta seu desejo de que o ursinho tivesse vida e se tornasse seu amigo eterno. Deu sorte, porque aquela era uma noite mágica e seu desejo foi atendido.

Os dois amigos morrem de medo de trovão

Assim, o garoto ganhou o amigo que precisava e este o acompanhou ao longo da vida até os seus 35 anos de idade e com uma namorada, Lori Collins (Mila Kunis). Acontece que John e Ted são amigos inseparáveis e um tanto irresponsáveis, fumam maconha diariamente, vivem na farra e ainda cultuam as coisas de garoto, como o filme do Flash Gordon

Mila Kunis é a vesguinha mais gata de Hollywood

Embora seja hilariante, no fundo o filme trata mesmo é das dores do amadurecimento humano, quando como, na Carta aos Coríntios, ao falar sobre o amor supremo, o apóstolo Paulo de Tarso ou São Paulo (não é o time de futebol) ensina: "Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino".

Existe coisa melhor que uma boa farra?

É justamente aí que o bicho pega. Apesar de se divertir muito com o namorado e o ursinho, Lori começa a desejar um homem adulto ao seu lado e não mais aquele homem-menino. Ted logo se torna o empecilho a ser retirado da vida do casal, pois John simplesmente não resiste aos seus convites para a farra irresponsável. 

Sim, a próxima farra : )

Sair da meninice e entrar da fase adulta é um processo muito doloroso. Os índios norte-americanos da tribo Navajo tinham um rito de passagem que infligia enorme dor física aos meninos que atingiam idade suficiente para se tornarem guerreiros. Sem rodeios, meias palavras ou amenizantes, os Navajos mostravam aos jovens o que a vida adulta lhes reservava dali em diante. Apenas dor e sofrimento. Sua sobrevivência dependia então da  capacidade de suportar e superar essa carga. 

Um triângulo diferente do que acontece na novela Avenida Brasil

Os civilizados criaram o que é chamado de "adolescência", etapa completamente desconhecida das tribos indígenas. Invenção de psicólogos para suavizar a transição para a vida adulta. Nós homens - nem me arrisco a falar pelas mulheres - gostaríamos de ser garotos pelo resto da vida. De certa forma e em algumas coisas ainda somos. É o caso do futebol. Você conhece algo mais infantil do que torcer por um time, idolatrar jogadores, festejar vitórias que não trazem qualquer lucro ou vantagem aos torcedores e ir às lágrimas nas derrotas? É quase gay ...

Esse urso é uma figuraça

Outros casos são a nossa paixão por motores de todos os tipos e suas associações com garotas de biquini, pelas armas, as guerras, as lutas, pelo risco, pelos desafios mais loucos, pelas piadas. Quando entramos na fase adulta, madura, nos tornamos uns chatos de galocha e passamos a nos interessar basicamente por dinheiro. Temos que ser responsáveis, trabalhar duro, sustentar família etc. As mulheres querem que sejamos assim, nos tiram da meninice e depois reclamam daquilo em que nos transformamos, uns insensíveis.  Querem que sejamos todos os tipos de homem ao mesmo tempo. Vai entender ...

Homens adultos são obrigados a vestir terno e gravata

Mas, o que interessa mesmo é que o filme é sensacional. Chorei de rir e chorei ao lembrar da minha meninice. Tenho sorte de não tê-la perdido totalmente. Não chego a ser torcedor fanático, mas gosto de piadas, exercito minha criatividade escrevendo, pratico esportes e procuro manter uma certa leveza no modo de ver a vida. Mais que isso, viro metrosexual ... Hahahahahahahaha!!! 

Uma dupla legal e afinada, risadas garantidas

Você quer se acabar de tanto rir? Lembrar um pouco da sua infância? Não perca essa comédia brilhante dirigida por Seth MacFarlane, o criador dos geniais e ácidos desenhos animados Family Guy e American Dad. Nós do Café & Conversa vimos, gostamos e recomendamos com cinco canequinhas : ) Veja o trailer. 


Nenhum comentário: