segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Café para combater o mal de Parkinson

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução de podcast 

Eu costumo dizer que para muitos, uma xícara diária de café, é mesmo, um santo remédio. Pesquisadores canadenses confirmaram os efeitos da cafeína no combate às doenças neurodegenerativas, como o mal de Parkinson.

Os especialistas colocaram 61 pacientes portadores do Parkinson - com idade de 60 anos, aproximadamente - e fizeram um tratamento durante seis semanas, com pílulas de cafeína. O estudo começou com uma dose mais baixa: 100mg duas vezes ao dia. Com três semanas de tratamento, a dose foi aumentada para 200mg. Assim, para efeito de comparação, 100mg de cafeína, equivalem a uma xícara de café 



Depois de seis semanas, os pacientes tratados com cafeína apresentaram uma melhora nos sintomas associados ao Parkinson, incluindo rigidez muscular e problemas motores. 

Obviamente, nenhum portador da doença deve largar o tratamento convencional e tomar só café. O estudo significa apenas que a cafeína pode ajudar e, nesses casos, toda ajuda é bem vinda. Um dos pacientes que participou da pesquisa disse que se sentiu um pouco melhor e assinalou que até uma pequena diferença pode ter um efeito real na vida das pessoas.

Nenhum comentário: