quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Bruno Okamoto, Acaiá Despolpado e o Tio Gu Café

Ricardo Icassatti Hermano

Atendendo a convite irrecusável do Barista Bruno Okamoto, ontem fui ao Tio Gu Café Creperia (SCLS 413 Bloco D) para experimentar um café diferente. Trata-se de uma saca apenas, oriunda de um micro lote de grãos da espécie Acaiá, lá da Fazenda Chapadão dos Pinheiros, em pleno cerrado mineiro. 

Olha o danado aí

Além de ser um excelente Barista, Okamoto também é um cara legal e está realmente comprometido com o seu projeto de disponibilizar pelos menos dois tipos diferentes de café a cada dois ou três meses. Para isso, até já comprou um máquina de espresso maior. Em seguida, virão dois moedores. Brasília agradece. Quanto mais grãos especiais tivermos, melhor será a vida : )

Okamoto fazendo sua mágica

Okamoto é paulistano e está em Brasília há apenas quatro anos, mas já se destacou no cenário desse nosso "cafezal". O cara já fez muito em seu pouco tempo de vida, tem 25 anos de idade e largou uma faculdade de turismo para se entregar à gastronomia. E deu certo, pois foi ali que ele encontrou o que procurava. Trabalhou em tudo que essa área proporciona e acabou virando consultor de restaurantes.

Foi assim que ele veio parar aqui, dando consultoria ao pessoal do Tio Gu Café Creperia para montagem de cardápio e treinamento de pessoal. Para nossa sorte, acabou ficando. Okamoto também foi atraído pelo café e juntou o Barismo à sua extensa experiência profissional, um casamento perfeito porque ajuda a elaborar maravilhas como essa aí abaixo.

Chocolate quente com coroa de chocolate

Mas, vamos ao café. A marca é Baggio e o grão Acaiá é despolpado, o que faz uma enorme diferença do café secado em terreiro com a polpa. Boa parte da acidez ficou na polpa. Experimentei dois espressos. Um na xícara pequena e outro na grande. É difícil de acreditar, eu sei, mas apenas isso faz uma enorme diferença no aroma e sabor.

Aumenta a xícara e o sabor muda

O Acaiá é encorpado, tem torra média e sabor frutado, suave, acidez mínima. Eu disse ao Okamoto que gostaria de experimentar uma torra mais clara em café coado e ele prometeu providenciar. Afinal, a Baggio comprou apenas uma saca de 60 kg desse grão. Estão experimentando e monitorando a aceitação da clientela. Se der Ibope, vira freguês.

Torra média e promessa de torra clara para experimentar

Faminto, aproveitei para jantar um belo crepe de salmão, cuja receita é do Okamoto. Uma beleza! Mas, esqueci de fotografar. Enquanto eu aguardava o meu crepe, tocou o iPhone e do outro lado estava a inconfundível voz da minha querida amiga Tida 171

Pode sofrer ... eu deixo : )

Achei até que tinha morrido porque não a via há tempos. Estava em outro restaurante, acompanhada do Augusto e da galeguinha de Pedralva, Raíssa Abreu, se despedindo da cidade. Vai aplicar seus golpes no interior de São Paulo agora ... comi o meu crepe e corri pra lá, onde encerrei a noite da melhor maneira que existe, dando gargalhadas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Experimente os drinks tbm...

Café & Conversa disse...

Certamente voltaremos lá para experimentar tudo : )