terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Madeleine com Café

Raquel Ribeiro Alves

Conta a lenda culinária que, na segunda metade da primavera de 1755, o rei da Polônia, sogro de Luís XV, encontrava-se em Paris e numa noite - daquelas em que o acaso soe interferir na história - o confeiteiro real abandonara o posto e Stanislaus, o rei, desejava uma sobremesa. Pediram então à auxiliar, chamada Madeleine Paumier, para improvisar alguma guloseima que satisfizesse o paladar real.

Ela que preparara para seu lanche noturno uns bolinhos doces, aromatizados com limão e laranja, aqueceu-os no forno e mandou-os para sua alteza. Encantado com o perfume e sabor da novidade, o rei da Polônia os batizou com o nome de sua criadora. Um século depois, Marcel Proust, "Em Busca do Tempo Perdido" tornou as madeleines famosas, ao cita-las como ponto de partida da experiência psicológica que inspirou sua obra-prima. Foi então creditada a autoria desses bolinhos doces, de superfície estriada e formato de concha de vieira, ao confeiteiro Jean Avise, do século XIX, que trabalhava para o príncipe Talleyrand, ministro de Napoleão Bonaparte e também a Antonin Carême, da mesma época, mago da cozinha francesa.


As deliciosas madeleines que encantaram o rei da Polônia e o escritor Proust

Euzinha conheci as benditas na França em 2001. Comi com chocolate quente (ops! não foi café...) e me apaixonei, mas passei anos sem nem ver sinal das pequenas. O jeito era achar a receita, o que foi mega fácil! Achar as forminhas... esse foi o desafio, mas já expliquei como o destino foi bondoso comigo e agora posso assar as "madás" todas as noites ou pela manhã, para comer com café quentinho.

Vamos deixar de mimimi e vamos ao que interessa

Você precisa de uma grade, um fouet, um forno, e claro, as forminhas  (de metal ou silicone). A receita dá para 28 madeleines. E uma dica muito legal é: quanto maior o choque térmico melhor as madás ficam. Então, deixe o forno quente de verdade e deixe a massa gelada de verdade antes de assar. É sucesso garantido!



Madás de Café

Ingredientes

- 2 ovos
- 150 gramas de açúcar peneirado
- 150 gramas de farinha peneirada
- 1 colher de café de fermento químico
- 125 gramas de manteiga em temperatura ambiente
- 2 colheres de sopa de leite
- 1 colher de licor de café ou de essência de café

Modo de fazer

Bata os ovos e o açúcar até conseguir um creme claro. Adicione a farinha, o fermento, a manteiga e o leite (nessa ordem e aos poucos). Adicione a essência ou o licor de café. Deixe descansar por, no mínimo, 30 minutos na geladeira.

Despeje uma colher de café de massa nas forminhas untadas (se for de silicone, não precisa!) Coloque no forno BEM QUENTE, deixe assar por 4 minutos em forno alto, reduza para forno médio e deixe assar por mais 5 a 6 minutos (eu deixo mais, deixo por 7, 8 minutos...). Desenforme e deixe esfriar na grade... mas não deixe esfriar muito não, vá logo comendo com café.

Nenhum comentário: