sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Bolo de café

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Todo mundo já sabe que o café da manhã é a mais importante das refeições. Nutricionistas esclarecem que uma noite de sono é um período muito longo sem nos alimentarmos. Assim, a primeira refeição do dia deve ser completa e deve nos suprir de todos os nutrientes necessários: vitaminas, sais minerais, fibras, proteína e carboidrato, para que possamos trabalhar, estudar, malhar etc. E não é nada complicado, basta pão com manteiga, café com leite e uma fruta.

Nessa refeição, o café tem um papel importante, pois "desperta" o cérebro, ajuda a melhorar o raciocínio lógico e a memória. Além disso, a cafeína acelera o metabolismo, ajuda a emagrecer e nos deixa mais atentos. Uma novidade é a descoberta de pesquisadores israelenses.


Bolo de Café preparado pelo pessoal do blog Cozinhando o 7

Segundo eles, comer um pedaço de bolo no café da manhã ajuda no emagrecimento a longo prazo, pois o consumo moderado de açúcar diminui a vontade de comer um doce no meio do dia. Os pesquisadores só esqueceram de especificar qual tipo de bolo ajuda nesse emagrecimento de longo prazo e o tamanho do pedaço que devemos comer. Em todo caso, segue uma receita de Bolo de Café do Café & Conversa. 

Anote aí:

Bolo de Café

Ingredientes para a Massa
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 4 gemas de ovo
- 4 claras batidas em neve
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 8 colheres (sopa) de margarina
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 xícara (chá) de café frio e forte

Ingredientes para a Cobertura
- 1 xícara (chá de açúcar mascavo
- 3 colheres (sopa) de café frio e forte

Preparo
Numa batedeira, misturar as gemas, o açúcar e a margarina até virar um creme.
Ainda com a batedeira ligada, acrescente a farinha de trigo e o café.
Desligar a batedeira e misturar com uma colher, o fermento em pó e as claras em neve.
Colocar a massa numa fôrma untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo e assar a 180 graus, por cerca de 40 minutos.
À parte, misturar os ingredientes da cobertura e despejar sobre o bolo ainda quente.
Deixe esfriar antes de servir.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Café, gastrite e umas xícaras a mais



A foto do amigo Antonio Dionísio
às margens do Capibaribe, mostra
que em busca de um bom café
vale o esforço
O motorista Eladio Amorim, como bom taxista que é, não dispensa um café. Olha só que boa notícia! 

- Eu tomo café com leite, café batido com canela e leite, espresso, cappccunico. O que aparecer - diz o taxista que roda pelas ruas engarrafadas de Recife (PE).

Mas o nosso ouvinte, que passa o dia todo no trânsito, correndo de um lado para o outro tem duas preocupações.

- A primeira é com a quantidade de café que devo tomar por dia. A outra, é quanto ao risco de contrair uma gastrite - ressalta.





terça-feira, 25 de setembro de 2012

Café, um energético natural

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Mais uma boa notícia sobre café. Você sabia que o café é um energético natural? E que, além disso, também é um inibidor de apetite? Pois é, pesquisadores resolveram estudar essas propriedades do café e descobriram que o seu consumo diário ajuda na queima de calorias. Segundo os cientistas, o consumo diário de dois copos com café pode eliminar até 50 calorias durante quatro horas.

Mas, os pesquisadores alertam: é preciso tomar o café sem açúcar ou com adoçante apenas, pois o açúcar continuará te engordando. Essa queima calórica acontece porque a cafeína estimula o sistema nervoso e o cérebro entende que precisa gastar energia. Para isso, recorre ao seu estoque de gordura. Sendo um energético natural, o café auxilia o corpo a se manter mais ativo, o que também ajuda no processo de emagrecimento.




Para obter o efeito emagrecedor desejado, os pesquisadores aconselham a ingestão de uma xícara antes das refeições, porque a cafeína estimula a liberação de endorfina, que provoca a sensação de saciedade. Assim, o apetite diminui um pouco e você come menos. Além disso, o café depois das refeições auxilia na digestão. Tudo isso junto, vai resultar em alguns gramas a menos. E convenhamos que poder voltar a usar aquele tubinho preto, não tem preço.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Café, Gente e Papos Bacanas - O Dentista e a Irlandesa Ruiva

Ricardo Icassatti Hermano

Gosto do ambiente de cafeterias por diversos motivos. Claro que o café servido encabeça minha lista. Também observo o conforto, as facilidades, o atendimento, a rede WI-FI e os petiscos servidos. O meu amigo e sócio Romoaldo me ensinou que, nesse conjunto da obra, necessariamente é preciso incluir a trilha sonora. E ele tem razão. Até porque sou do tipo que a vida só faz algum sentido com uma boa trilha sonora.

Mas, também gosto das cafeterias porque elas naturalmente atraem histórias bacanas. Como essa do dentista canadense Sandy Crocker, que tem viajado milhares de quilômetros para encontrar uma mulher com quem conversou por dois minutos numa cafeteria irlandesa e se apaixonou perdidamente. Ele sequer sabe o nome da moça.

O dentista mora na cidade de Kelowna, no extremo oeste do Canadá, e nas férias do ano passado viajou pelo litoral da Irlanda. No penúltimo dia da viagem, chegou ao Condado de Clare, numa pequena cidade chamada Ennistymon, e foi a uma cafeteria local. Lá conheceu uma menina ruiva, que ele chama de “a irlandesa mais bonita que se pode imaginar”, com quem conversou por apenas dois minutos. Temendo que ela o visse como um maluco, não revelou sua paixão instantânea.

"Eu fiquei observando. Ela é aquele tipo de pessoa que parece ser muito atenciosa. Eu me levantei, pedi algumas orientações sobre a cidade e perguntei que horas eram. Talvez se eu a tivesse elogiado, dito que ela era incrível, eu teria resolvido tudo ali mesmo", explicou Crocker.

Quando voltou para casa, o dentista conheceu outras mulheres, mas aquela ruivinha nunca saiu do seu pensamento. Seus amigos sacaneavam, claro, e sempre lembravam cruelmente que a mulher com que estivesse não era a tal irlandesa, apelidada com o nome da cidade em que a conheceu: Ennistymon.  Sem saber mais o que fazer, Crocker contou essa louca história a um casal de irlandeses que conheceu no Canadá e eles aconselharam que voltasse à Irlanda para procurar a moça. Segundo o casal, todos os irlandeses o ajudariam a encontrá-la.

Um ano depois, Sandy Crocker viajou por quase sete mil quilômetros até a Irlanda e está percorrendo a mesma região na tentativa de encontrar a ruivinha que dominou seu coração. Ele voltou àquela cafeteria e colocou um aviso na página de classificados do jornal Clare People. Infelizmente, até o momento ele não conseguiu reencontrar a moça. Mas, acabou chamando a atenção da imprensa irlandesa, americana e canadense, que noticiaram a história do apaixonado dentista. Até casas de apostas estão calculando as probabilidades dele encontrá-la e especulando se ela é casada ou não.

Provavelmente, a ruivinha não se lembra mais de um homem com quem trocou algumas palavras. Talvez tenha visto as notícias e esteja até ajudando a encontrar a "moça". O bom de tudo isso é que o dentista é um sujeito bem humorado e garante que mesmo que não reencontre sua amada, já está feliz apenas por ter tentado. Pelo menos uma boa história ele terá para contar o resto da vida.

"A maioria das pessoas iria apenas rir e esquecer. Mas eu voltarei para casa e, daqui a 50 anos, não vou ter me arrependido das poucas semanas que passei percorrendo a Irlanda, sendo um pouco tolo, tentando achar uma garota que achei que era linda" - disse resignado.

A vida é sonho. Os indianos têm uma expressão que define esse sonho terreno: Maya. Segundo eles, nós estamos sonhando, nossa visão está desfocada pelos véus de Maya e a realidade só se revelará com a evolução espiritual ou após a morte. Nós aqui da redação do Café & Conversa desejamos sorte ao apaixonado Sandy Crocker e torcemos para que ele reencontre sua "irlandesa mais bonita que se pode imaginar". Somos tão tolos quanto ele : )


Café para combater o mal de Parkinson

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução de podcast 

Eu costumo dizer que para muitos, uma xícara diária de café, é mesmo, um santo remédio. Pesquisadores canadenses confirmaram os efeitos da cafeína no combate às doenças neurodegenerativas, como o mal de Parkinson.

Os especialistas colocaram 61 pacientes portadores do Parkinson - com idade de 60 anos, aproximadamente - e fizeram um tratamento durante seis semanas, com pílulas de cafeína. O estudo começou com uma dose mais baixa: 100mg duas vezes ao dia. Com três semanas de tratamento, a dose foi aumentada para 200mg. Assim, para efeito de comparação, 100mg de cafeína, equivalem a uma xícara de café 



Depois de seis semanas, os pacientes tratados com cafeína apresentaram uma melhora nos sintomas associados ao Parkinson, incluindo rigidez muscular e problemas motores. 

Obviamente, nenhum portador da doença deve largar o tratamento convencional e tomar só café. O estudo significa apenas que a cafeína pode ajudar e, nesses casos, toda ajuda é bem vinda. Um dos pacientes que participou da pesquisa disse que se sentiu um pouco melhor e assinalou que até uma pequena diferença pode ter um efeito real na vida das pessoas.

domingo, 23 de setembro de 2012

TED e as dores do amadurecimento

Ricardo Icassatti Hermano

Há muito tempo não assistia um filme de comédia em que eu me acabasse de rir do início ao fim. Hoje fui com meu filhote Xanxão assistir o filme TED, que tem como protagonistas o fortão Mark Wahlberg, a vesguinha gatíssima Mila Kunis e um ursinho de pelúcia que atende pelo nome Ted. Uma comédia bem escrachada, mas sem apelação e, por isso, muito inteligente. 

Cartaz do filme

Aos oito anos de idade, o garoto John Bennet (Mark Wahlberg) é um solitário rejeitado por todos os meninos da sua rua, da escola etc. No Natal, seus pais o presenteiam com um urso de pelúcia, que ele logo batiza como Ted. Certa noite, John manifesta seu desejo de que o ursinho tivesse vida e se tornasse seu amigo eterno. Deu sorte, porque aquela era uma noite mágica e seu desejo foi atendido.

Os dois amigos morrem de medo de trovão

Assim, o garoto ganhou o amigo que precisava e este o acompanhou ao longo da vida até os seus 35 anos de idade e com uma namorada, Lori Collins (Mila Kunis). Acontece que John e Ted são amigos inseparáveis e um tanto irresponsáveis, fumam maconha diariamente, vivem na farra e ainda cultuam as coisas de garoto, como o filme do Flash Gordon

Mila Kunis é a vesguinha mais gata de Hollywood

Embora seja hilariante, no fundo o filme trata mesmo é das dores do amadurecimento humano, quando como, na Carta aos Coríntios, ao falar sobre o amor supremo, o apóstolo Paulo de Tarso ou São Paulo (não é o time de futebol) ensina: "Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino".

Existe coisa melhor que uma boa farra?

É justamente aí que o bicho pega. Apesar de se divertir muito com o namorado e o ursinho, Lori começa a desejar um homem adulto ao seu lado e não mais aquele homem-menino. Ted logo se torna o empecilho a ser retirado da vida do casal, pois John simplesmente não resiste aos seus convites para a farra irresponsável. 

Sim, a próxima farra : )

Sair da meninice e entrar da fase adulta é um processo muito doloroso. Os índios norte-americanos da tribo Navajo tinham um rito de passagem que infligia enorme dor física aos meninos que atingiam idade suficiente para se tornarem guerreiros. Sem rodeios, meias palavras ou amenizantes, os Navajos mostravam aos jovens o que a vida adulta lhes reservava dali em diante. Apenas dor e sofrimento. Sua sobrevivência dependia então da  capacidade de suportar e superar essa carga. 

Um triângulo diferente do que acontece na novela Avenida Brasil

Os civilizados criaram o que é chamado de "adolescência", etapa completamente desconhecida das tribos indígenas. Invenção de psicólogos para suavizar a transição para a vida adulta. Nós homens - nem me arrisco a falar pelas mulheres - gostaríamos de ser garotos pelo resto da vida. De certa forma e em algumas coisas ainda somos. É o caso do futebol. Você conhece algo mais infantil do que torcer por um time, idolatrar jogadores, festejar vitórias que não trazem qualquer lucro ou vantagem aos torcedores e ir às lágrimas nas derrotas? É quase gay ...

Esse urso é uma figuraça

Outros casos são a nossa paixão por motores de todos os tipos e suas associações com garotas de biquini, pelas armas, as guerras, as lutas, pelo risco, pelos desafios mais loucos, pelas piadas. Quando entramos na fase adulta, madura, nos tornamos uns chatos de galocha e passamos a nos interessar basicamente por dinheiro. Temos que ser responsáveis, trabalhar duro, sustentar família etc. As mulheres querem que sejamos assim, nos tiram da meninice e depois reclamam daquilo em que nos transformamos, uns insensíveis.  Querem que sejamos todos os tipos de homem ao mesmo tempo. Vai entender ...

Homens adultos são obrigados a vestir terno e gravata

Mas, o que interessa mesmo é que o filme é sensacional. Chorei de rir e chorei ao lembrar da minha meninice. Tenho sorte de não tê-la perdido totalmente. Não chego a ser torcedor fanático, mas gosto de piadas, exercito minha criatividade escrevendo, pratico esportes e procuro manter uma certa leveza no modo de ver a vida. Mais que isso, viro metrosexual ... Hahahahahahahaha!!! 

Uma dupla legal e afinada, risadas garantidas

Você quer se acabar de tanto rir? Lembrar um pouco da sua infância? Não perca essa comédia brilhante dirigida por Seth MacFarlane, o criador dos geniais e ácidos desenhos animados Family Guy e American Dad. Nós do Café & Conversa vimos, gostamos e recomendamos com cinco canequinhas : ) Veja o trailer. 


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Para ver a chuva lá fora, Brownies Espresso

Ricardo Icassati Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast


Caso sinta que ficou com água na boca, recomendamos
dar uma passadinha na página do pessoal do Tutti Dolci
Parece que o Inverno mais calorento da história está chegando ao fim. Oráculos, ciganas, metereologia e adivinhadores em geral dizem que, a partir da próxima semana, as chuvas chegarão com força. E haja inundação, e haja deslizamento, e haja governadores explicando porque não fizeram nada para evitar as tragédias, e haja governo federal decretando calamidade e prometendo verbas. Parece até um daqueles filmes eternamente reprisados pela TV em tardes modorrentas.

Mas, nós aqui no Café & Conversa somos otimistas e queremos celebrar a volta do termômetro a temperaturas mais baixas. Para isso, fomos atrás de uma boa receita, um doce para acompanhar as muitas canecas de café que todos vamos tomar olhando a chuva lá fora. Trata-se dos Brownies Espresso, uma guloseima disponibilizada pelo site tutti-dolci.com (http://tutti-dolci.com/), que só tem receitas de doces. Imagine um biscoito com cobertura gelada. Pense numa coisa boa. Tome nota aí dos ingredientes para fazer 24 brownies e como são preparados. A receita é grande, mas o resultado vale a pena.



Brownies Espresso

Ingredientes para o brownie
- ½ xícara de manteiga sem sal, derretida
- 1 ¼ xícaras de açúcar
- 1 xícara de chocolate em pó, sem açúcar
- 1 colher chá de café instantâneo
- ¼ colher chá de sal
- 1 colher chá de extrato de baunilha
- 2 ovos grandes
- 1 clara
- ¾ xícara de farinha de trigo
- 2 colheres sopa de chocolate meio amargo picado

Ingredientes para Cobertura Gelada
- 4 colheres sopa de manteiga, a temperatura ambiente
- ½ xícara de cream cheese, a temperatura ambiente
- ½ xícara de açúcar de confeiteiro
- 1 colher sopa de leite desnatado
- ¼ colher chá de extrato de baunilha
- ¼ colher chá de café instantâneo
- Chocolate em pó para decorar

Preparo
Pré-aqueça o forno a 160°C Cubra o fundo de uma forma (33cm X 22cm) com papel manteiga, deixando uma sobra 5cm em cada ponta.

Numa tigela grande, misture bem manteiga, açúcar, chocolate em pó, café instantâneo e sal. Quando estiver com uma textura granulada, adicione o extrato de baunilha e misture bem. Adicione os ovos um a um, misturando bem após cada um. Quando a mistura estiver espessa e brilhante, adicione a farinha de trigo e misture até que esteja totalmente incorporada. Em seguida, bata mais 40 vezes. Junte o chocolate meio amargo picado e coloque a mistura na forma.

Asse no forno por 18 minutos, até que um palito de dente saia limpo da massa. Retire o brownie do forno e deixe esfriar completamente.

Para a cobertura gelada, bata em velocidade média a manteiga e o cream cheese, até que esteja bem fofo. Reduza a velocidade para baixa e, gradualmente, adicione o açúcar de confeiteiro. Bata até que misture completamente. Em uma tigela pequena, misture leite, extrato de baunilha e o café instantâneo. Adicione à mistura de manteiga e cream cheese e bata em velocidade média até que fique bem aerada. Despeje sobre o brownie e nivele com uma espátula. Cubra a forma e leve à geladeira por pelo menos 2 horas.

Para servir, levante as pontas do papel manteiga e transfira para uma tábua de corte. Corte os quadradinhos com uma faca afiada. Polvilhe o chocolate em pó sobre os brownies e coloque um pedaço de chocolate meio amargo no centro de cada um.

Você poderá guardar os brownies na geladeira, em recipiente fechado, por até 3 dias.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Cafeína pode ajudar no alívio aos males da asma

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Aumentou a lista de benefícios do café para a nossa saúde. Pesquisadores analisaram em testes clínicos os resultados do efeito da cafeína em asmáticos. O resultado foi bem animador, pois descobriram que os asmáticos podem obter um alívio temporário nas crises com uma xícara  de café.

Um estudo publicado em 2007 no Cochrane Database of Systematic Reviews, revelou que, após a ingestão, o processo que decompõe a cafeína pelo fígado libera pequenas quantidades de teofilina, um agente comum nos remédios para a asma, que ajuda a relaxar os músculos das vias respiratórias e alivia a respiração ofegante.





Comparando com um placebo, os pesquisadores descobriram que a cafeína oferecia melhoras sutis na função das vias respiratórias por até quatro horas. Eles também descobriram que basta uma pequena dose (menos de uma xícara de café) para obter melhoras de até duas horas. Mas, é sempre bom assinalar que as melhoras são leves e a cafeína não substitui a medicação.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Café para combater dores nas costas

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - locução do podcast

Você trabalha o dia inteiro sentado diante de um monitor de computador? No fim do dia sofre com dores na coluna, nos ombros e no pescoço? Então você deveria adotar um hábito que nós, jornalistas, não abrimos mão: ter sempre a companhia de uma perfumada e fumegante xícara de café.

Um grupo de pesquisadores do Hospital Sunnaas Rehabilitation, na Noruega, convidou 22 pessoas com dores constantes nos ombros ou pescoço e outras 26 saudáveis para participar de um estudo. Os cientistas determinaram que 19 delas tomassem apenas uma xícara de café antes de começar o expediente. E o que aconteceu? Depois de meia hora de trabalho, quem havia bebido café sentiu alívio nas dores musculares.



O café funcionou com pessoas saudáveis e com quem sofria de dor crônica. Nós, jornalistas, não fizemos qualquer estudo a respeito, mas todos sofremos com dores nas costas devido às muitas horas metralhando o teclado. Nossa experiência aconselha uma boa cadeira ergonômica. Os pesquisadores noruegueses ainda não sabem explicar qual a ligação entre o café e as dores musculares. Isso deve ficar para uma outra pesquisa.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Café com wi-fi

Romoaldo de Souza

Professora universitária e advogada, Andrea Borba conta que analisava, com uma colega, um trabalho de conclusão de curso, enquanto saboreavam um café, numa importante cafeteria de Recife, quando chegou um cliente e perguntou a atendente como fazia para ter acesso à  rede wi-fi.



Logo que significa a existência de uma rede sem fio. Em muitos casos está bloqueada. A senha somente é disponibilizada para os clientes, mediante consumo. Em outros é mera propaganda enganosa. É bem verdade que também encontramos cafeterias que liberam, normalmente a rede

A atendente foi lá dentro e voltou pedindo desculpas ao cliente, dizendo : "meu senhor, o pedido está em falta".

Das duas uma. Ou a atendente foi colocada no serviço sem qualquer treinamento ou não entendeu o pedido do cliente, não sabia do que o rapaz estava falando, e para se ver livre do problema despachou o moço sem pestanejar.

Oh, se nessa cafeteria a atendente não sabia nem o que era uma rede sem fios, imagine se vai ter iniciativa para dar uma resposta satisfatória sobre o cardápio - lembrou Andrea.


Direito Penal, Código de Defesa do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Código de Ética do Jornalista Profissional e, claro, a caneca do Café & Conversa. Peças que não podem faltar na mesa de uma professora de direito, fanática por café com formação em jornalismo



segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Café, cafeterias e interatividade

Romoaldo de Souza

Recebemos inquietações de clientes que não conseguem boa comunicação com as cafeterias pelas redes sociais. Seja pela Facebook, o Twitter ou blogs.

Nosso amigo, Antonio Dionísio, morador da cidade de Cabo de Santo Agostinho (PE) sempre que sai para passear leva a caneca do Café & Conversa, como nessa viagem ao Teatro Municipal, em São Paulo
- Quando muito, uma a outra mensagem de propaganda, mas nada ou quase nada que leve à interatividade - reclama uma leitora à beira de tomar uma atitude radical e desistir de tentar. 

O ideal é o consumidor que está saindo de casa, entrar no perfil da cafeteria predileta e perguntar o que está sendo servido no dia e ter uma resposta imediata. Aqui no Café & Conversa nós mantemos um plantão permanente para que nada fique sem resposta. 

Nós não deixamos o seguidor a ver navios. Nem mesmo aqueles que moram no litoral e gostam de ficar à margem do Atlântico fazendo suas "viagens". Afinal, redes sociais são para isso mesmo. Para interagir, reclamar, elogiar, questionar. 



Deixe sua resposta no blog ou no twitter do Café Conversa, ou ainda, no Facebook. Diga o que pensa, como esses estabelecimentos poderiam melhorar o atendimento. Estamos criando um case para tratar o tema com responsabilidade e diferentes opiniões. Participe!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Cafeomancia, sua sorte no fundo da xícara

Romoaldo de Souza

Estava saindo da faculdade, quando resolvi tomar um café antes de voltar para casa e dar prosseguimento à jornada de trabalho, e eis que chega de frente pra minha mesa, parada, uma cigana de 1,80m. Aqueles olhos azuis, quase pulando na minha xícara, dizendo que dominava a cafeomancia.

- É a leitura da sorte por meio da borra de café, no fundo da xícara -disse com aquele sotaque que me fez lembrar um dos meus maiores ídolos.

Nem tive dúvidas, acendi um incenso para purificar o ambiente, deixei um copo com água para afastar as energias negativas e pedi um café forte. Tomei e não é que lá no fundo da xicara apareceu uma lua?

- Esse tipo de figura revela que você é uma pessoa que só valoriza os bens materiais - sentenciou a romena.


Cigana de sangue e tradição, atendimento on-line


Paguei a consulta, tomei mais uma xícara de café, sem deixar nem uma marquinha sequer no fundo. A noite não estava para ler a sorte.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

"Pirulitos" de café

Ricardo Icassatti Hermano - texto
Romoaldo de Souza - locução do podcast



無奶咖啡

Black coffee in chinese

O café tem uma fiel legião de fãs mundo afora que só aumenta. Mesmo em países que tradicionalmente consomem chá, o café está ganhando terreno. É o caso da China, onde de tão apaixonado pelo café, Heo Jeong inventou um produto que foi comprado pela Nescafé. Trata-se do coffeestick, ou café em bastão, uma espécie de colher que já vem com o café solúvel fixado nela. Parece até um pirulito. 




Você retira o plástico que protege o produto e basta mexê-lo dentro de uma xícara com água quente que o café vai se dissolvendo. O chinês inventor disse que se inspirou na necessidade que tem do seu "tempo para o café", pois é viciado. Ele desenvolveu uma série de bastões com cinco sabores diferentes: Café Latte, Cappuccino, Caramel Machiatto, Mocha Latte e Americano.

Pirulito que bate bate, pirulito que já bateu ...

Como eu já disse, o café é a bebida predileta do povo criativo. Junta com a paixão e pronto, o povo sai inventando mil maneiras de apreciar o cafezinho. Por enquanto, essa novidade só está disponível na China. Mas, como o Brasil se tornou o paraíso dos produtos chineses, quem sabe ele não desembarca por aqui logo logo. O Café & Conversa certamente vai experimentar, mas já adiantando que café bom é feito para saborear e não, simplesmente, para engolir.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Copos descartáveis, nunca mais!

Romoaldo de Souza


Em Brasília, é comum encontrar órgãos públicos da mais nobre estatura, como no Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e até mesmo no Supremo Tribunal Federal, mas o café servido a visitantes e servidores é de qualidade questionável.

Uma assessora contou que, ontem, ela ficou estarrecida com a qualidade do café, "dentro de uma garrafa térmica, mal cheiroso e oxidado", revela.

- Como se não bastasse, os colegas ainda utilizavam copos de plástico. Aqueles copinhos que se espalham pela mesa, no chão, nas lixeiras - advertiu.

A nossa leitora comenta que o mal hábito de utilizar copinhos plásticos, além de ser pouco ecológico ainda por cima é prejudicial à saúde.

- É pouco ecológico porque ajuda a produzir lixo, quando as pessoas deveriam tomar café na xícara, lavar e pronto! - ressaltou.



A outra questão é porque os copinhos de plástico descartáveis  podem trazer problemas para a saúde, uma vez que o policarbonato e o polipropileno, dois importantes componentes desses copinhos, ao entrarem em contato com bebidas quentes, como o café, liberam substâncias que prejudicam à saúde e interferem no sabor do café que você toma.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Café, torra clara ou escura

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

O jornalista Carlos Cabal esteve recentemente nos Estados Unidos e voltou de lá intrigado com o novo padrão de torra dos cafés. Cabal disse que o padrão por lá, agora, é a torra clara. Chegando aqui, notou logo a diferença ao tomar um café ainda no aeroporto. O café era bem mais escuro e achou que estava um pouco amargo.

Carlos Cabal quer saber se essa diferença de torra realmente ajuda ou não a melhorar sabor do café. O café comum, vendido no Brasil, é o resto do que não foi exportado. Geralmente, também é um café armazenado há alguns anos e tem qualidade muito baixa. Assim, a torra escura é feita para esconder os defeitos desse café e até misturas, mas o torna mais amargo e obriga o uso do açúcar.



Um café especial necessita de tratamento diferente porque tem uma quantidade enorme de aromas e sabores sutis que se perdem numa torra escura. Assim, os americanos estão certíssimos em utilizar uma torra clara e preservar não só aroma e sabor, mas também os nutrientes e antioxidantes que fazem tão bem à nossa saúde ao ajudar na prevenção de doenças como diabetes e ajudar na queima de gordura.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Hillary Clinton e o café do Timor Leste

Ricardo Icassatti Hermano - texto
Romoaldo de Souza - locução do podcast

Enquanto o ex-presidente norte-americano Bill Clinton fazia seu discurso em defesa da reeleição de Barack Obama na convenção do Partido Democrata, a sua esposa e secretária de Estado Hillary Clinton, tomava um delicioso café do outro lado do mundo. Em visita ao Timor Leste, Hillary visitou a Cooperativa de Café do Timor, em Dili, e classificou como "delicioso" o café cultivado nas montanhas daquele país. A maior parte da produção é vendida para a rede internacional de cafeterias Starbucks.

A secretária americana elogiou o café do Timor Leste, 
"um dos mais gostosos", aqui, na foto do site Macau Hoje
Hillary disse que aquela foi a primeira convenção do Partido Democrata que perdeu desde a sua entrada na política, pois a natureza não partidária do seu cargo e da política externa norte-americana impedem a participação em convenções. "Eu penso que é uma boa regra. É uma regra que eu certamente aceito", afirmou a lúcida secretária de Estado.



Imaginem se no Brasil a mesma regra fosse adotada e os ocupantes de cargos públicos não pudessem fazer campanha para os candidatos dos seus respectivos partidos. Será que essa regra pegaria? Por enquanto, vamos convivendo com práticas bem menos republicanas. Mas, o nosso café certamente è apartidário e não faz campanha para ninguém. Seria muito bom que políticos, candidatos e autoridades fizessem campanha para o nosso café.

domingo, 9 de setembro de 2012

Bourne Legacy, uma fuga alucinada e nada mais

Ricardo Icassatti Hermano

Meu filho Pablo e minha nora Aline partem amanhã para a Europa, onde ficarão por 20 dias. Para nos despedirmos e desejar uma excelente viagem, juntei a filharada e fomos almoçar. Com direito a cinema em seguida. Em cartaz o recém lançado O Legado Bourne. Dessa vez, sem o Matt Damon, que fez fama e fortuna em cima do espião programado para assassinar sob as ordens da CIA (Central Intelligence Agency). 

Cartaz do filme

Para dar continuidade à franquia baseada nos livros de Robert Ludlum, o novo filme agora nos revela que a Operação Trendstone, que criou o Jason Bourne original, é apenas uma das três em andamento. Cada uma pior que a outra e todas secretíssimas. O objetivo é criar psicopatas controláveis para serem utilizados como assassinos e espiões. Toda a trama de intrigas dos filmes anteriores desapareceu. A coisa agora é mais científica, pois esses psicopatas sofreram manipulação genética para ficarem mais mais fortes, se recuperarem mais rápido e se tornarem mais inteligentes.

Manipulação genética e treinamento duro

Esse novo Bourne chama-se Aaron Cross, interpretado por Jeremy Renner. Ele faz par semi romântico com a cientista que monitora seu desenvolvimento genético, a Dra. Marta Shearing, vivida por ninguém menos que a gata Rachel Weisz. E aqui começa o problema. 

Dra. Marta é quem programa o genoma de Aaron

Por que colocaram o nome "Bourne" se ele não participa desse filme? Os três primeiros filmes da série são sensacionais, com bons e sólidos roteiros. Esse usou o nome para nos atrair, mas entrega uma montanha russa que só tem descida. As situações estão mal amarradas e muito mal explicadas. Há um indiscutível desperdício de elenco, que conta com atores de primeira como Stacy Keach, Edward Norton, Scott Glen e David Strathairn, atuando quase como figurantes.

Tenho certeza que foram muito bem pagos,
mas foi um inegável desperdício de talentos

No início do filme há um momento de tensão quando Aaron se encontra com outro agente. E é só. O resto do filme é uma longa e frenética perseguição. Como a minha nora Aline bem observou: "Houve um momento em que a perseguição ficou monótona". Perseguição esta que termina de maneira abrupta, como se o filme disponível estivesse acabando e não houvesse mais dinheiro no orçamento para comprar uns rolos extras. 

Tudo que é demais enjoa. Até perseguição frenética.
E a Rachel ficou parecendo a Nina com esse capacetão ...

O filme tem bastante ação, muitos tiros, mortes, explosões etc. Mas, está quilômetros distante dos três primeiros. Comparando, esse perde feio. Nos filmes protagonizados por Damon, havia uma história a ser contada. A direção era boa e disciplinada sem sacrificas a ação. Haviam pausas para que respirássemos antes, como nas montanhas russas normais. Neste, há um fiapo de história e nada mais. A coisa boa é rever a bela Rachel Weisz. Veja o trailer:


sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Café com bacon

Ricardo Icassatti Hermano - texto
Romoaldo de Souza - locução do podcast


Não é segredo que os americanos adoram bacon, iguaria indispensável no café da manhã nos Estados Unidos. Mas, eles também são fãs de café. Pensando nisso, uma consultora financeira chamada Eileen Gannon criou uma bebida que juntasse as duas preferências nacionais e se inscreveu no concurso Red Cup Showdown, que escolhe a melhor receita de bebida preparada com café. Ela deu a essa bebida o nome de “Como ganhar um homem com um só gole” e faturou o prêmio de US$ 10 mil.






A mistura deve ter ficado boa porque a bebida foi considerada o drinque mais imaginativo da América 

Após derrotar outros cinco fortes finalistas, a receita criada por Eileen foi vendida a uma grande rede de cafeterias, a Starbucks, que incluirá a novidade no cardápio. Por enquanto a receita é segredo, mas já soubemos que a bebida leva café, um xarope saborizado com bacon e é decorada com um palito espetando vários pedaços de bacon assado no forno. 

Será que essa “Como ganhar um homem com um só gole” faria sucesso aqui no Brasil? Talvez se tivesse um pão com manteiga no lugar do bacon, ou uma tapioca, ou uma rapadura, ou um bolo de fubá, ou um pão de queijo ... Bom, se deixar a imaginação solta, isso não tem fim. Seria interessante se também tivéssemos por aqui uns concursos como aquele lá dos Estados Unidos para estimular a criatividade de quem não tem medo de experimentar coisas novas.

Bebel e o Objeto Encontrado

Ricardo Icassatti Hermano

Bebel Hamu não para. Mulher elegante, gente boa e trabalhadeira. Além de criar vários cachorros, torrar café e ser representante da fabricante italiana de máquinas para espresso La Marzocco, ela ainda viaja pelo Brasil em busca de cafés realmente especiais. Mas, quer saber qual é a última dela? Fez uma parceria com uma das mais simpáticas cafeterias da cidade, a Objeto Encontrado (SCLN 102, Bloco B), que também é uma galeria de arte e já foi visitada pelo Café & Conversa

Cafeteria e Galeria de Arte das mais bacanas de Brasília

Enquanto ouço um blues magnificamente cantado por Ursula George (Make Me a Pallet on Your Floor), vou escrevendo sobre o encontro que tive com Bebel no último sábado, quando ela me apresentou o resultado da parceria. Agora, a parte de cafeteria da Objeto Encontrado está sob o comando da Bebel, que montou ali o seu showroom La Marzocco e inventou outras novidades. Arte e café, uma combinação maravilhosa.

Não, a Bebel não deixou crescer a barba. Aquele clone é o irmão dela ...

As manhãs foram reservadas pela Bebel para atender aos seus clientes e eventos como degustação de cafés especiais nacionais e importados, inclusive abrindo para o público. A partir das 12h e até 19h, a cafeteria funciona normalmente. Exposições de arte, performances e shows musicais estão sendo agendados. 

Muita coisa legal pra comprar

O cardápio foi inteiramente reformulado, com foco na qualidade, e será constantemente renovado. Também é possível comprar apetrechos, utensílios, aparelhos, porcelanas e tudo o mais ligado a café. Sou obrigado a denunciar que para tocar tudo isso, Bebel está utilizando mão de obra escrava: seu irmão Lucas Hamu ... Quem mandou nascer depois? Hahahahahaha!!!

Olha o detalhe na tampa desse bule

O café escolhido para o dia a dia é o Rause, lá de Curitiba, que também é o nome da cafeteria do Juca Esmanhoto. O nome vem do norueguês e significa "generosos". Ele me explicou que o blend Rause leva 30% de grãos Bourbon Vermelho do Norte do Paraná, 30% do Cerrado Mineiro e 40% do Sul de Minas. 

Precisamos fazer uma visita a Curitiba

Experimentei o café e gostei bastante. Tem acidez forte, mas não exagerada, achocolatado e um after taste prolongado. A torra é feita pelas mãos competentes da Carol, da Lucca Cafés, lá de Curitiba também. Enquanto estava lá, ouvi a história de um rapaz que passou por ali e resolveu tomar um espresso. Gostou tanto que tomou outros seis! Saiu de lá quicando. Enquanto ouvia o caso, não é que ele apareceu de novo?

Sérgio, aí ao lado do Juca, quer entrar para o Livro dos Recordes

O Café & Conversa festeja a parceria porque conhece o profissionalismo das partes e deseja toda a sorte do mundo. Brasília avança na qualidade das suas cafeterias e cria espaços instigantes e belos como a Objeto Encontrado. Vale a pena passar por lá e dar uma checada. Fica a dica.