segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Frio, café e o Rally dos Sertões

Nesta segunda-feira, o dia amanheceu bem frio, em Caldas Novas (GO), cidade conhecida pelas águas termais, as mulheres bonitas as festas de música sertaneja. 


Mais anualmente, Caldas Novas fica agitada com a passagem do Rally dos Sertões, uma das competições fora de estrada mais importantes do mundo.

Neste fim de semana, não foi diferente. Muita mulher bonita, muita música sertaneja, muito carro e para completar o cenário, muito frio.
Na foto de divulgação de J.Roriz, o ASX Racing - T1-FIA, da dupla Guiga Spinelli e Yousseff Haddad - Equipe Mitsubish Petrobras, "bate asas" no interior de Goias.

A água é quente, mas a cidade está muito fria.

É o segundo dia do Rally dos Sertões. 
Pela manhã, antes dos 260km que separam Caldas Novas de Catalão, também no interior de Goiás, ao menos 10kg de café serão servidos pelos produtores da região aos competidores, aos mecânicos, aos profissionais de apoio e a quem chegar na área da largada. O café é forte aliado de competidores como os participantes do Rally dos Sertões.




Acompanhe o Café & Conversa nas redes sociais





























terça-feira, 19 de agosto de 2014

Café é citado na Bíblia

Você sabe o que é um exegeta? Exegetas são aquelas pessoas que se dedicam a estudar profundamente os textos históricos, jurídicos e bíblicos.

Segundo análise feita por especialistas, é provável que o café tenha sido experimentado 1.000 anos antes do nascimento de Cristo. Para chegar a esta conclusão os exegetas analisaram o Antigo Testamento, no segundo livro de Samuel, Capítulo 17 que narra a fuga de Israel do rei Davi.


É bem provável que o segundo livro de Samuel tenha uma inspiração à base de cafeína

O capítulo fala “Tomaram camas e vasilhas de barro, e trigo, cevada, farinha e grão torrado, favas, lentilhas, mel, manteiga e os levaram a Davi e ao povo que com ele estava”. De acordo com os especialistas, o grão torrado citado no livro de Samuel seria o café, que muitos acreditam ter sido descoberto no século IX.

Muita pesquisa ainda deve ser feita, mas o café continua sendo o nosso líquido sagrado de todos os dias.





Acompanhe o Café & Conversa nas redes sociais





























segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Pamonha e café, uma doce combinação

Após um sábado de trabalho o Consultor de vendas Henrique Campo chega em casa logo após o almoço e percebe que havia algo muito bom para ser comido. O cheiro de pamonha doce se confundia com o aroma do café espalhado pela casa inteira.

Apesar de ser considerada imbatível, Henrique afirma que a pamonha não é o único acompanhamento que cai bem com café. Segundo ele, um pãozinho quente com manteiga, um queijo coalho, canjica ou bolo de rolo são ótimas opções para acompanhar o café.

Na casa do vendedor no Bairro Areias em Recife, os acompanhamentos podem variar, mas o café coado é fundamental.






Acompanhe o Café & Conversa nas redes sociais






























quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O último café com Percol

Faz uma semana, que Carlos Percol esteve em Brasília com o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e entre uma reunião e outra, o jornalista me telefonou e eu sai correndo para tomarmos um café.

Fomos numa cafeteira próxima ao PSB (305 Norte) e tomamos um Terroá, café levemente doce, com um toque de cana-de-açúcar, como é boa parte dos cafés plantados na Chapada Diamantina, no Sertão a Bahia.

Quando esteve na Chapada Dimantina, Percol experimentou
a variedade de grãos plantados no sertão da Bahia



Fazia um bom tempo que vínhamos adiando aquele café, mas a ocasião não poderia ser melhor. Percol estava animado com a campanha eleitoral, com os novos rumos que a carreira dele poderia tomar.

Tinha deixado, recentemente, o Recife, estava morando em São Paulo e passando boa parte do tempo dentro de um avião.

Nessa fatídica quarta-feira (13), ainda atordoado com as informações
desencontradas mandei uma mensagem para o telefone pessoal.
Percol não pode responder...

Ontem, Percol tomou o último café, no Rio de Janeiro, embarcou no avião rumo a Santos, no litoral paulista...

Além do Terroá ser um café saboroso, meu último café com o jornalista Percol foi realmente, marcante!


Romoaldo de Souza




Acompanhe o Café & Conversa nas redes sociais






























segunda-feira, 11 de agosto de 2014

As variedades de torra


Café com torra clara, média ou escura. Quem não entende muito de café fica se perguntando qual a diferença entre as três maneiras de torrar o grão de café. Essa foi a dúvida do Médico Rivadávia Campos, que, ao comprar um pacote de café já moído, a moça de atendia no balcão perguntou se ele preferia torra média ou escura.
(Foto: Shutterstock)

Rivadávia conhece pouco de café, já trabalhou na América Central, antes de vir para o Brasil no Programa Mais Médicos, mas jura que nunca tinha se dado conta que um café pode ser torrado mais claro ou mais escuro.

A torra clara apresenta-se um pouco mais ácido e menos amargo. Nesta torra, o café preserva mais o sabor, o aroma e os nutrientes. 


As torras média e escura reduzem a acidez e o café fica mais amargo. No Brasil, as torras média ou escura são conhecidas como café forte ou extra-forte.




 
 
 
 Acompanhe o Café & Conversa nas redes sociais
 
 
 
 
 

























.............