sexta-feira, 28 de março de 2014

Torras de café e aquela que combina com seu gosto

Às vezes, torrefadores usam o truque do café
torra escura para esconder defeitos do grão
Dia desses, Simone Franco passou numa cafeteria, comprou grão moído para a moka italiana e foi direto fazer um café em casa.

- Eu estava certa de que iria abafar. Café novo, cheiroso, conceituado - conta.

Só que Simone não contava que as diferentes formas de torrar café interferem no sabor, no aroma, na acidez.

A torra clara deixa o café com mais acidez e menos amargo.

A torra média e a escura, dependendo da intensidade, reduzem a acidez e o café fica mais amargo. Ou como costumeiramente chamamos de café forte ou extra-forte.

No podcast, ou audiocast, como muitos usam, tem mais detalhes sobre torra de café e o que você pode fazer para abafar em casa.



Café & Conversa nas redes sociais

Instagram
Facebook
Twitter

terça-feira, 25 de março de 2014

Prepare seu próprio café carioca

O advogado Breno Perez Coelho gosta de um café mais leve, mais fraco. "O tradicional Carioca", um espresso acrescido com água quente, para que fique mais moderado.

- O problema, é que toda vez que faço o pedido de um Carioca, é quase certeza de café ruim. Ou o barista adiciona muita água ou usa o pó que já foi usado antes, em outro café - ressalta.

A barista Céci Sanada lembra que o preparo do café "é algo muito pessoal, seja em casa por você mesmo ou nas cafeteiras e restaurantes", onde, na maioria das vezes, "nem sempre é fácil encontrar profissionais bem preparados".

Céci Sanada faz uma comparação: "seria como
gostar de um ponto especifico de carne - que você 
prepara em casa - e quer que esse mesmo ponto 
seja atingido em um restaurante
- Da próxima vez que chegar numa cafeteira, peça um café coado e uma dose de agua quente. Assim, você pode preparar seu café na mesa, e as chances de frustração serão bem menores - destaca a barista.



Céci Sanada salienta que o café espresso é uma das extrações mais difíceis, mesmo para baristas experientes. "Se a máquina não estiver devidamente higienizada, o moinho regulado, e uma pessoa que realmente goste do café preparando a bebida, as chances de acerto são pequenas".



Café & Conversa nas redes sociais

No Facebook

No Instagram

No Twitter

quinta-feira, 20 de março de 2014

Combata o estresse com um bom café

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Desde que o consumo seja moderado, o café traz muitos benefícios para as nossas vidas. Seja no campo da saúde preventiva ou no campo do trabalho, o café é sinônimo de energia e alto astral. Mas, não é por ser a segunda bebida mais consumida no planeta, que o café é um alimento universal. E o seu poder agregador que faz a bebida ter o caráter universal.

Sozinho ...

Em qualquer sociedade, em qualquer país, em qualquer cultura, o café tem seu espaço garantido com rituais próprios e sempre, repito, sempre uma boa conversa envolvida. Nem que seja de você consigo mesmo. O momento do café é sagrado, é expansivo, é quando o cérebro recebe uma dose de cafeína e se enche de luz. Sempre dando preferência a um café de boa qualidade.

... ou acompanhado, o café ilumina

Estudo recente descobriu que o intervalo para o café da tarde é uma forma de nos livrar do estresse acumulado ao longo do dia. Além da energia que o café proporciona para terminar o dia de trabalho, deixar a mesa do escritório por alguns minutos faz com que o cérebro tenha tempo para repousar. 

Mesmo que seja por pouco tempo, essa mudança da rotina e quebra de ritmo é o suficiente para se recuperar das horas que já passou no trabalho. Por isso, fazer um intervalo para tomar café pode ser o que você precisa para diminuir o estresse de todos os dias. E além disso, você deve ter uma dieta balanceada, uma mesa de trabalho organizada e ter uma atividade física.



Café & Conversa nas redes sociais

Instagram

Twitter

Facebook

quarta-feira, 19 de março de 2014

Idosos, Músculos e Café

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Pesquisadores da Universidade Coventry, no Reino Unido, avaliaram o desempenho de dois músculos (diafragma e um músculo da perna), antes e depois de aplicarem uma dieta rica em cafeína a camundongos velhos e jovens. Nos ratos adultos e idosos, os músculos se tornaram mais fortes. 

Embora ainda não saibam o motivo, os cientistas acreditam que o café ajuda a retardar o enfraquecimento muscular, natural ao longo dos anos. Os pesquisadores também destacaram a possibilidade da cafeína ajudar a evitar as quedas de idosos, em parte provocadas justamente pelo enfraquecimento muscular. 

 Com o camundongo, deu certo, mas com humanos o negócio pode ser diferente

A cafeína também tem outras vantagens, como aprimoramento da memória e do raciocínio lógico. Além disso, já está comprovado o benefício preventivo da cafeína para o Mal de Parkinson e Alzeheimer. Mas, antes de sair por aí tomando café adoidado, achando que vai se tornar um velhinho bombadão, fique atento aos efeitos negativos do excesso de cafeína.

Sinto muito, mas para ser um velhinho bombadão você vai ter que malhar muito

Cafeína demais pode até matar, como tem acontecido em festas onde o consumo de bebidas energéticas costuma ser exagerado. Nos Estados Unidos, jovens têm morrido após a ingestão de várias latinhas dessa bebida extremamente cafeinada. A cafeína em excesso também é responsável por perda de cálcio dos ossos, que é um problema sério para os idosos.


Café espresso e os mimos das cafeterias

Esses acompanhamentos são mimos que, quase sempre,
interferem no sabor do café.
Nosso ouvinte Felipe Matoso queria um café "daqueles que a gente toma e sente lembranças horas depois". Foi a uma cafeteria, sentou-se, pediu a senha do wi-fi.

- Um espresso curto, por favor. Em vez de água com gás, prefiro sem - sentenciou o jornalista.

A água, Felipe já sabe que é para ser tomada antes do café, para deixar o paladar limpo, preparado para quando o café chegar. O danado é que o rapaz que atendeu o jornalista serviu, também, um pedaço de chocolate.

- Mas e esse chocolate? Será que não interfere no sabor - questionou. 

Interfere. Particularmente, considero apenas um mimo. Um gesto para agradar o cliente. Caso você perceba que aquele bolinho, o biscoito ou o pedaço de chocolate, vai interferir no sabor do café, deixe de lado.




segunda-feira, 17 de março de 2014

Um cafezinho coado

Atenção especial deve ser dada
à temperatura da água
Jane Lima conta que estava numa dessas feiras de artesanato, quando se deparou com uma barraquinha com bugigangas raras. Uma delas, era uma pequena caneca de porcelana e um coador de pano, pequeno. Por e-mail, a psicóloga pede dicas para preparar um cafezinho coado.

- Queria saber como deve ser a moagem do café, a temperatura da água. Essas dicas que vocês sempre falam no blog e na rádio, mas que nem sempre eu anoto. Agora, já estou com lápis e papel na mão - diz a psicóloga.

O primeiro passo, Jane, é quanto à escolha do café. Moído, fino, e de boa qualidade. Café conhecido, que você saiba a procedência. Onde foi cultivado, como é produzido, como é feita a torra. Tudo isso é importantíssimo.

Use sempre água mineral ou filtrada. Evite a água da torneira por causa do cloro que vai deixar gosto no seu café. Mais detalhes escute o audiocast, incluindo informações de como o coador de pano deve ser lavado.





sexta-feira, 14 de março de 2014

Uma xícara de café e um copinho com água

Romoaldo de Souza


No Objeto Encontro a água é à vontade
Passava das cinco da tarde, quando a estudante de jornalismo Laura Tizzo chegou, outro dia, numa cafeteira, olhou o cardápio e pediu um café espresso, curto e o café veio justamente como ela estava imaginando. 

- A xícara estava pela metade, o café espalhou um aroma pelo ambiente e quando fui embora, levei comigo o gosto do café, que ficou no céu da boca - conta, se referindo ao que os especialistas chamam de retrogosto.

Só que Laura ficou na dúvida, quando foi servido o café. A moça-atendente colocou, também, ao lado da xícara da estudante de jornalismo, um copinho com água e ela não sabia se era para tomar a água antes ou depois de café. Que dúvida cruel! Àquela hora da tarde, depois de um plantão puxado, tudo o que Laura mais queria era se deliciar com o bourbon vermelho. 

"Olhei para todos os lados. Não tinha ninguém se servindo. Na dúvida, deixei o copinho ali mesmo, em cima da mesa. Peguei o telefone e decidi mandar uma mensagem para o pessoal do Café & Conversa", recorda. 
Empório Café, o espresso vem com
um copinho de água com gás


Na redação vibra o aparelho de última geração. "É mensagem". Todos correm para iPhone 5S, alguém digita a senha de quatro números em sequência, porque é mais fácil de decorar e está lá a mensagem: "A água vem antes ou depois do café? Beijos, Luarita!"

Neste podcast, ou seria áudiocast? No áudio, a seguir, você vai ouvir a sugestão do  Café & Conversa



Um abraço, bom café! 




quarta-feira, 5 de março de 2014

Para espantar o mal-olhado, banho de café


As lendas do café são tantas, que cada vez que escrevemos uma, dezenas são reveladas e vamos contando à medida que esse espaço permite.

Agora, fiquei sabendo que banho de café verde é bom para espantar o mal-olhado. A dica é do bruxo pernambucano, José Acleildo. Ele recomenda, ainda, dois tipos de perfume para que as pessoas tenham mais sorte. 

- Para os homens, minha dica é a famosa marca italiana, Dolce & Gabbana. Para as mulheres indico o francês La Vie est Belle - sugere o "Guru das Estrelas", como é conhecido.

Mas a surpresa, para reforçar a onda de bons fluídos, é que José Acleildo recomenda um banho de café.

- Para quem quer fazer mudanças no amor, em casa, no emprego, deve cozinhar café verde, sem ser torrado. 100 gramas para cada dois litros de água - orienta.




Café & Conversa nas redes sociais:

No Instagram
No Twitter
No Facebook

domingo, 2 de março de 2014

12 Anos de Escravidão, antiga e moderna

Ricardo Icassatti Hermano

Little Mary propôs e eu topei fazermos uma "Maratona do Oscar" para tentar assistir a todos os filmes concorrentes antes da cerimônia de entrega da premiação em Los Angeles. Acho que não vamos conseguir, mas estou tentando. Hoje falo do aclamado 12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave). Na minha opinião, não creio que o filme propriamente dito mereça o Oscar de melhor filme. Meu voto incondicional já foi para o Gravidade. A história que ele conta, por outro lado, merece a nossa mais completa atenção e preocupação.

Cartaz do filme

Trata-se de uma história real, contada em livro pelo protagonista daquele terror, que traz à tona um outro aspecto da escravidão americana que era totalmente desconhecido para mim: o sequestro de homens livres para voltarem à condição de escravos em outros estados dos EUA. A prática se dava antes da guerra civil americana e antes da abolição definitiva da escravatura. Estados do Norte já haviam libertado os escravos, mas os estados do Sul ainda mantinham a exploração dos negros nas fazendas. Não consigo imaginar pesadelo pior. 

Num dia, homem livre e dono do próprio nariz ...

O filme não deixa dúvida quanto à insanidade daquilo tudo. Pessoas que tinham como guia em suas vidas os fundamentos do cristianismo serem capazes das maiores atrocidades contra outros seres humanos apenas pela diferença de cor em suas peles. E o Estado mantendo institucionalmente aquele horror, dando poderes de vida, tortura e morte sobre os escravos. Isso era o Século 19. Muitas guerras, muitas mortes e muito sofrimento depois, as sociedades aprenderam com os erros e evoluíram desde então. Será?

... no outro, escravo vendido como animal pelo maior lance

Tivemos escravidão aqui no Brasil e tudo indica que não aprendemos nada. Temos trabalho escravo no campo e exploração análoga à escravidão de prostitutas menores de idade. Notícias nos dão conta de escravidão sendo praticada em plena São Paulo, inclusive com venda de seres humanos, garotos bolivianos. Realmente não aprendemos nada. Que país é este?

Escravidão é igual em qualquer lugar ou tempo

As atrocidades físicas mostradas no filme não são piores que as atrocidades impostas aos escravos modernos, sejam salariais, condições de trabalho ou violência. A humilhação e a degradação humanas são exatamente as mesmas. E igualmente inaceitáveis, imperdoáveis. Mas, tendo em vista o abismo existente entre o que pregam comunistas e socialistas e o que realmente praticam, a coisa não vai melhorar. Vejam o que está acontecendo no mundo. Ninguém quer viver sob o jugo dessas ideologias "de esquerda". Ninguém que seja minimamente esclarecido ou que tenha vivido em país comunista/socialista engole mais essa baboseira tirânica. 

Relação de completa insanidade

O filme conseguiu algo difícil, me arrancar lágrimas. Não se preocupe. No meu caso foi apenas uma determinada cena em que fica concentrada e evidenciada toda a insanidade da escravidão. Eu não sei como os atores e atrizes conseguem lidar com aquilo. Little Mary chorou o filme inteiro, mas ela é uma manteiga derretida mesmo. Preste atenção nas técnicas de dominação empregadas pelos escravocratas. É aterrorizantemente eficiente e eficaz. Mas, há aqueles que conseguem resistir. São poucos, mas conseguem fazer a diferença e mudar ao menos os seus próprios destinos. Um dia, séculos depois, talvez sirvam de exemplos para uma massa ignorante. Talvez.

Esta cena terrível resume tudo

Gostaria que alguém fizesse um filme como esse sobre a nossa escravidão, passada e/ou moderna. Sem "artistas" de novela, por favor. Certamente há relatos escritos e guardados que podem servir de referência. E não estou falando de documentários maçantes que ninguém vê. Estou falando de uma história bem contada e dramatizada para nos impactar emocionalmente, para aprendermos algo que jamais deveria ser repetido, sob qualquer pretexto. Para aprendermos a reconhecer o mal que se esconde por trás dos disfarces, dos discursos, da propaganda, da ideologia cor de rosa e das falsas promessas.

Essa moça linda concorre ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante

O Café & Conversa assistiu ao filme 12 Anos de Escravidão, reconheceu padrões, ficou alarmado com a realidade atual e recomenda a todos que querem viver suas vidas livremente. Cotação cinco canecas. Veja o trailer.