Que tal um cafezinho caseiro? Moído na hora, feito numa prensa francesa |
Pelo sim pelo não, entendi que deveria dar minha opinião a respeito de uma matéria publicada na revista 90 Minutos, tratando de um desses alertas que os estrangeiros estão fazendo sobre o Brasil, durante a Copa do Mundo.
Conforme contou o jornalista Victor Bertini, a revista holandesa chama a atenção, dos incautos turistas, para duas afirmações no mínimo preocupante, e nem estamos falando das obras da Copa do Mundo.
Os holandeses afirmam que "mesmo sendo o Brasil o maior produtor mundial de café, o turista - que vier ao Brasil - não vai encontrar, com facilidade, um bom cafezinho não"
O texto diz que brasileiro tem o costume de guardar café em grandes garrafas térmicas e que o turista que chegar em um grande restaurante vai encontrar uma comida de preço salgado e café de baixa qualidade.
É preciso reconhecer que a garrafa térmica não é apropriada para o café. Preso, sem "respirar", o café rapidamente oxida e perde propriedades como a oleosidade, o aroma e o sabor. Ponto para os holandeses.
Quanto aos restaurantes, poucos têm se esmerado na harmonização de pratos sofisticados com café de qualidade. Agora, afirmar que "dificilmente" (o turista) vai encontrar um café de qualidade... É só bater pernas, amigo. Dê uma esticadinha nas canelas que você vai encontrar boas cafeteiras. Em São Paulo, Brasília, Recife, Natal, Porto Alegre e tantas outras.
Café & Conversa nas redes sociais