segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Baristas, máquinas e café caseiro

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Será que algum dia o Barista deixará de ser um profissional indispensável para que possamos saborear um café perfeito? Três engenheiros americanos acham que sim e se uniram para criar o que acreditam ser a máquina que fará os melhores café do mundo. 

O nome dessa maravilha tecnológica é Blossom One. Jeremy Kuempel e Matt Walliser, que já trabalharam na Apple e na Nasa, juntaram-se ao designer Joey Roth para criar uma máquina que conseguisse detectar o tipo de café que está sendo usado e qual a melhor forma de prepará-lo.

A ideia surgiu depois de utilizarem uma dessas máquinas automáticas que preparam diferentes tipos de bebidas com café. Com seus conhecimentos de termodinâmica, Kuempel esmiuçou o seu funcionamento e concluiu que nenhuma máquina atual consegue preparar um café perfeito todas as vezes.

Assim, os três criaram a Blossom One. Através de um sensor fotográfico que reconhece códigos QR, a máquina reconhece o tipo do grão para só então ajustar a temperatura, a pressão e o tempo em que o café ficará em contato com a água. A máquina também tem conexão WI-FI para buscar receitas de café na internet e para ser controlada à distância. Não mencionaram nada em relação à moagem e a compactação.


O único problema dessa máquina prodigiosa será o preço. Os seus criadores estão calculando que ela deva custar em torno de R$ 22.400 ... Um bom Barista sai mais barato, mas os americanos são fanáticos por máquinas.

Agora, se sua "praia" for o café caseiro, o pessoal do Café & Conversa fez esse vídeo, pensando em dar um mãozinha a quem quer conhecer outros métodos de fazer café!  



Nenhum comentário: