sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Brioche de Café e a Filosofia

Texto - Ricardo Icassatti Hermano
Locução do podcast - Romoaldo de Souza

As chuvas chegaram, nos aliviaram um pouco da seca, mas logo foram embora. O Verão está logo ali na esquina, mas o calor continua nos atormentando e sapecando a pele. Enquanto o clima não decide o que quer, nós aqui no Café & Conversa continuamos testando receitas bacanas para vocês acompanharem o café de todo dia.

Stela Morato, do Café 3 Corações, tem uma receita de Brioche de Café, que nada mais é que um pão de forma caprichado. Faça chuva ou faça sol, esse brioche é o acompanhamento ideal para o seu café no final da tarde, enquanto aprecia o por do sol e bate um bom papo. Como dizia o filósofo: “A vida é simples. A gente é que complica”. Experimente essa receita neste final de semana e nos diga se não temos razão. Anote aí os ingredientes.




Brioche de Café

Ingredientes
- 500 g de farinha de trigo
- 5 gemas de ovo
- 45 g de fermento biológico em barra
- 80 g de manteiga
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) de quinoa
- 1 copo de café morno

Preparo
Esfarele bem o fermento e misture um pouco do café morno. Deixe fermentar por alguns instantes. Coloque essa mistura em uma batedeira (se tiver a pá específica para pão) ou em uma tigela e acrescente a farinha de trigo, o sal e a quinoa.

Acrescente quatro gemas de ovo e a manteiga. Se não for usar batedeira, amasse muito bem com as mãos. Se necessário, acrescente mais café.

Faça uma bola com a massa e cubra com um pano de prato. Deixe crescer por 40 minutos. Coloque na forma de bolo inglês e pincele com uma gema bem batida. Aqueça o forno a 200 graus e deixe o pão assar por 20 minutos.

Enquanto isso, enquanto você prepara o seu brioche de café, que tal nos acompanhar nessa nova experiência. O Café & Conversa convidou o barista Lucas Salomão para uma apresentação desse novo método de café coado, na Hario V60.



Nenhum comentário: