segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Café é melhor que energético

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Pesquisa recente publicada no jornal americano Nutrition Reviews coloca os pingos nos "is" em relação às bebidas conhecidas como "energéticos". Segundo a pesquisa, o único ingrediente que mantém as pessoas acordadas e em alerta é mesmo a cafeína. O resto dos ingredientes é só figuração.

Os pesquisadores demonstraram que todos os ingredientes que a propaganda promete dar mais disposição, como ginseng e taurina, não aumentam o desempenho. Segundo eles, faltam evidências para provar. A pesquisa analisou dezenas de bebidas energéticas para avaliar os efeitos prometidos de melhora do desempenho físico e cognitivo, tanto isoladamente quanto combinado com a cafeína.


Apenas duas substâncias apresentaram fracas evidências: a glicose e o extrato de guaraná. As demais substâncias não contribuem em nada. A única substância que entrega o que promete é a cafeína, comprovou a pesquisa. E outro estudo revelou que as bebidas energéticas possuem até 14 vezes mais cafeína que os refrigerantes.

É sempre bom lembrar que os médicos contraindicam bebidas energéticas as crianças, pois o consumo nessa faixa tem sido associado a diabetes, convulsões, problemas cardíacos e comportamentais. 

Nenhum comentário: