segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O efeito "Dupla Sertaneja"

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Pesquisa feita pelo Instituto Max Planck de Desenvolvimento Humano, em Berlim, na Alemanha, e publicada semana passada pela revista científica Frontiers of Neuroscience (Fronteiras da Neurociência), revelou um efeito que poderia ser batizado de "Dupla Sertaneja". É o que acontece quando duas pessoas executam uma canção juntos: seus cérebros entram em sincronia. 

A experiência envolveu 32 violinistas, que tiveram a atividade cerebral monitorada por eletrodos enquanto executavam partes diferentes da mesma canção. Cada um tocava uma parte pré-determinada e tinha que prestar atenção ao que o outro estava tocando para saber quando começar. Seus cérebros apresentaram as mesmas oscilações, independentemente de quem estivesse tocando no momento. As áreas do cérebro mais ativadas foram aquelas ligadas às relações sociais e à produção musical. 



Para os pesquisadores, é provável que fenômenos semelhantes ocorram também em outras situações, como em esportes coletivos ou mesmo em uma conversa corriqueira. Desconfiamos que esse efeito também deve ocorrer entre músicos e plateia em shows. Bem que os cientistas poderiam fazer essa experiência numa conversa regada a café. Temos certeza que os resultados seriam surpreendentes.

Nenhum comentário: