quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Café reduz risco de câncer oral

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast


Consumir café regularmente vem se mostrando a cada dia ser um saboroso e saudável hábito. Não só pela energia extra da cafeína, mas pela imensa gama de benefícios para a nossa saúde. E essa lista de benefícios só aumenta. 

Um estudo feito pela Sociedade Americana do Câncer (American Cancer Society) e publicado no Jornal Americano de Epidemiologia (American Journal of Epidemiology), revela que o café pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer oral e na faringe e de morte por esse doença.

Desde 1982, o estudo acompanhou 968.432 homens e mulheres sadios. Ao longo desses 26 anos, 868 pessoas morreram de câncer oral ou na faringe. Os pesquisadores descobriram que o risco de morrer desse tipo de câncer diminuiu a cada xícara de café consumida por dia. O risco despencou para uma média de 49% se o participante bebesse mais de quatro xícaras de café por dia.




O efeito protetor do café independe do sexo dos participantes, se eram fumantes ou não e se bebiam bebidas alcoólicas. Os pesquisadores também descobriram que o benefício é um pouco menor quando o café é descafeinado. 

A notícia só não é boa para os consumidores de chá, que não tem o mesmo efeito do café e o risco permanece o mesmo. Segundo o autor do estudo, Dr. Hildebrand, o café possui uma variedade de antioxidantes, polifenóis e outros compostos biologicamente ativos que podem ajudar a proteger contra o desenvolvimento ou a progressão de cânceres.

Nenhum comentário: