sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Paraná quer e incentiva café especial

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

O Paraná é um exemplo para todos os estados brasileiros que produzem café, notadamente quanto aos cafés classificados como especiais, de alta qualidade. O governo estadual mantém avançado laboratório que analisa e produz mudas de variedades raras para abastecer os cafeicultores. Só isso já seria o bastante para colocar o Paraná ombro a ombro com São Paulo e Minas Gerais, deixando outros estados para trás. 

Agora, o estado inova e dá mais um passo importante para assumir a dianteira no incentivo aos produtores. A Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento do Governo do Paraná anunciou ontem (31) que vai comprar com ágio de 25%, todos os lotes de café especial premiados no Concurso Café Qualidade Paraná. E não parou por aí. O governo do estado também vai investir R$ 2,5 milhões na implantação de 330 unidades demonstrativas de tecnologia cafeeira. 




A Secretaria lembrou que o volume de produção caiu drasticamente desde a década de 1970, passando de 22 milhões de sacas por ano para apenas 2 milhões. Segundo o governo, o Paraná não deseja mais ser um grande produtor de café, na quantidade, mas sim investir na qualidade. O café premiado será comprado com base na cotação da Bolsa de Mercadorias e Futuro do último dia 30 de outubro. Com o ágio de 25%, cada saca alcançará o preço de R$ 515,00.

Esse é um belo exemplo que nós, aqui no blog, aplaudimos. Precisamos aprofundar a cultura do café de qualidade no Brasil. Esperamos que outros estados sigam o exemplo. Esse é um jogo em que todos ganham, do produtor ao consumidor. 

Um comentário:

Lia disse...

Olá Queridos!!
Essa semana enviei comentários a respeito da minha satisfação com o blog. E não poderia deixar de comentar o último post.
Sou do Paraná, Francisco Beltrão, e em minha cidade há uma empresa que produz o café, muito consumido por toda população, chamado "Café Sudoeste".
Acordo todos os dias sentindo cheirinho de café... (é delicioso!!!!)