segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Acabou a aventura do Rally dos Sertões ...


Ricardo Icassatti Hermano

A Redação do Café & Conversa passou o domingo preocupada com a falta de notícias do nosso intrépido correspondente, Romoaldo de Souza. Depois de, tal qual um Jasão pós-moderno e cyberpunk, enfrentar os perigos da jornada, o calor, a poeira, a falta de umidade, as estradas de terra, conexões falhas com a internet, abduções extra-terrestres e o canto de uma sereia barista, começamos a temer pela vida do nosso repórter.

Mas, hoje conseguimos fazer contato telefônico com Romoaldo e tudo foi esclarecido. Ele está na próspera e mitológica cidade tocantinense de Dianópolis. Um pouco distante do Monte Olimpo. A cidade tem esse nome por obra e graça de um antigo prefeito, que lá pelos anos 1930 resolveu homenagear as moças locais. E por um acaso do destino, a maioria delas devia ser formada por belas deusas ...

Mas, o nosso bravo jornalista encerrou ali em Dianópolis a sua jornada aventuresca, porque a grana e o café acabaram. Sem esses dois ingredientes essenciais, não há aventura que seja auto-sustentável. Assim, a bordo da sua Argo, Romoaldo inicia o caminho de volta a Tessália trazendo o Velocino de Ouro e envia seu último post.


ÚLTIMO DIA NO RALLY DOS SERTÕES

Romoaldo de Souza

Bom, hora de dar meia volta e pegar o caminho de casa, economizar dinheiro para o ano que vem. Ainda faltam as etapas de São Félix do Tocantins; Balsas, no Maranhão; Teresina, no Piauí, além de Sobral e Fortaleza, no Ceará onde termina o 18º Rally Internacional dos Sertões. Mas também me faltam recursos suficientes para chegar até o final.

Ops! Acabou a grana. Meia volta volver!

Conta a lenda que na década de 1930, o prefeito de São João do Duro, rica pelo seu lençol de ouro no subsolo, Xico Moura, resolveu prestar uma homenagem às senhoras do lugar, que se chamavam Custodianas, e que também atendiam pelo nome de Dianas. Daí que vem o nome dessa bucólica cidadezinha "Dianópolis", com menos de 20 mil habitantes, cercada por cachoeiras, cânions e mirantes.

Uma observação importante, é que o "Duro", que fazia parte do nome da cidade é uma forma reduzida de dizer São João do Ouro. Virou São João do Duro. Hoje é Dianópolis. Agora, um pouco de turismo e esporte. Com a participação especial da caneca personalizada e exclusiva do Café & Conversa.

No fim de semana, tomei banho na Cachoeira dos Arcanjos (foi promovida),
levando a caneca do Café & Conversa para passear comigo.

Encontramos, também um Buriti com pouco mais de 12 anos,
que literalmente engoliu uma Baraúna com mais de 300.
É a lei da sobrevivência.

Vencedores da 2a. etapa especial, Luiz Facco e Silvio Deusdará,
da Equipe Acelera Siriema, mergulham a
Mitsubishi L200 RS no riacho.

Acredite, esté é o quadriciclo de Robert Naji Nahas, da RNN Sport.
Até parece um jet ski, mas é o protótipo do paulista Nahas
desafiando a força das águas.

A paraense, Doris van Hees, navegadora do marido Willen van Hees, é uma dessas lindas morenas que sabem que nem os anos tiram o brilho da imponência feminina. Sem o capacete, Doris é a cara da atriz italiana Sofhia Loren. Mais jovem, claro.

Amanhã, em casa, conto mais uns pequenos detalhes do 18º Rally Internacional dos Sertões.

PS: Já estamos contratando uma equipe para captar recursos para a empreitada do ano que vem.

Nenhum comentário: