domingo, 8 de agosto de 2010

A Música do Dia - Walkin with Snooky - Snooky Pryor


Romoaldo de Souza

Tudo pronto! Quer dizer, tudo ainda não. Tem sempre alguma coisa que a gente deixa para a última hora, como aquelas barrinhas de cereais que são úteis quando a fome aperta ou o gergeliko, salgadinho bem natural, originário da Chapada dos Veadeiros.

O danado é que esse salgadinho dá uma sede... Mas engana bem a fome.
E rally não é lugar para banquetes. O Gergeliko cuida do resto.

Roupas leves, mas úteis. Camisetas para o dia e jaquetas de frio para as noites e os momentos de fotografia. Botas e tênis. O tênis é para se passar por uma cachoeira, por um rio, entra ali rapidinho, dá uma refrescada e segue viagem contando o que viu. A bota é para dar o apoio necessário ao pé/tornozelo. Dirigir 200km, 300km por estrada de chão, passando marcha, pisando na embreagem, freio. Quite de primeiros socorros e um saco de dormir.

Uma bota (Ortopé) confortável e resistente é um
desses itens imprescindíveis numa viagem como essa

No carro o GPS, um rádio de comunicação com a prova, com a organizações e com o pessoal de apoio. E três celulares. Se um não funciona...

Mesmo para quem vai fazer 978,31km já é uma grande aventura. O Rally dos Sertões, a segunda maior competição do gênero no mundo, percorre este ano perto de 5 mil quilômetros, saindo quarta-feira pela manhã de Goiânia e chegando em Fortaleza no dia 20. O Sertões fica atrás apenas do Rally Argentina-Chile-Dakar.

Roteiro do Rally dos Sertões

Neste ano, o cenário é um ingrediente à parte. Tem das águas termais de Caldas Novas ao Deserto do Jalapão, em Tocantins e, claro, o Oceano Atlântico, de braços abertos esperando quem conseguir chegar

Da sexta para sábado, passei horas na oficina, vendo os últimos detalhes no motor ou "adesivando" o jeep. Ainda faltam os adesivos da rádio, mas isso fica para segunda-feira, em Goiânia, quando for colocar o adesivo oficial do Rally dos Sertões.

Parafraseando Robert Stevenson, se essa Land falasse...
Por quantos lugares já passamos, heim?!!?

Agora mesmo, estou escutando muitos blues para montar a trilha sonora do rally. A música para ouvir enquanto piloto. Porque uma coisa é a adrenalina do competidor ao lado de navegadores que conhecem os mapas como poucos. Ou a solidão de quem pilota motos e triciclos. Outra é um repórter de rádio, sozinho, a bordo de uma Land-Rover informando o ouvinte a cada fato novo.

Falando do que se passa no rally e encontrando personagens. Por esse "brasilsão" tem muita gente interessante. Pessoas que não fazem a menor idéia do que rola na internet. O diabo é o twitter... Não imagina o que seja TV a cabo. Nunca escutou Snooky Pryor. A não ser que seja um daqueles ouvintes que já me escutou pela parabólica, numa rádio católica ou está sempre ligado na Rádio Jornal do Commercio de Pernambuco.

A trilha sonora desta aventura é um quesito à parte. Na minha página, no Facebook, eu cheguei a pedir sugestões e todas elas foram incorporadas ao meu Nokia 85 com 8GB de memória. Só para que você tenha uma idéia, são quase 2 mil músicas.

Snooky Pryor, um ex-corneteiro do Exército Americano, exímio gaitista, faz parte dessa trilha. Eu até diria que é o mantra de minha viagem pelo interior do país. O nome da música não é perfeito? Walkin with Snooky.


Ah!!! Achou que eu esqueceria o café? Claro que não. O jeep tem um adesivo da patrocinadora que me deu um quilo de café. São essas permutas entre pessoas próximas. Diariamente, portanto, pretendo ligar o rabo quente na bateria do carro, esquentar uma água, pegar minha caneca do Café & Conversa.... Ai, ai, ai, sabia. Estava esquecendo. Mandei fazer umas canecas para levar no rally. Tenho de ir pegar neste domingo, pela manhã. Que cabeça essa minha... Ao menos me lembrei a tempo.


Falta mais? Bom, no check list está tudo mais ou menos organizado. A gente se encontra por aqui ...




3 comentários:

Cartas de Brasília disse...

Pé na tábua! Lá vai o comboio estrada afora. Poeira subindo, off-road desaparecendo, gente na beira da estrada olhando aquela coisa toda. Boa viagem, boas reportagens. Mas um quilo de café é muito pouco pra quem ama feito louco e mora no Plano Piloto!

Anny disse...

Que maravilha! Boa viagem...
Vai contando as histórias que devem acontecer.
Boa sorte!

Anny.

Ah, adorei a música.

Anônimo disse...

Até pude sentir o vento seco e quante no rosto... E como emociona sentir a empolgação, até parece que é a primeira vez que ele se aventura sertão a dentro... Exemplo de que qdo fazemos o que gostamos sempre provoca a sensação do inédito! Parabéns! Que essa chama te acompanhe na ida, na volta e em todos os quilômetros da tua vida!
FB