sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Tortas Doces - Apple Pie (Torta de Maçã)


Ricardo Icassatti Hermano

Desde garoto, eu tinha essa vontade de conhecer os Estados Unidos. Na adolescência, minha irmã caçula ficou lá por seis meses num desses intercâmbios estudantis. Questionei meu pai. Afinal, porque eu, o mais velho dos filhos, não ia no lugar da irmã? Ele me respondeu: "Não mando porque eu sei que você não volta".

Meu pai me conhecia muito bem. Acho que eu era muito rebelde e aventureiro. Além de cabeludo, namorador, bebedor, achar o mundo pequeno demais e ser um imã para encrencas ... Dei muito trabalho para o meu pai. Saudades dele.

Agora, meus filhos me dão trabalho também, mas nada parecido comigo. Nunca precisei ir a delegacias de madrugada porque um dos meus havia surrado policiais. Isso com 16 anos de idade. Como diz o ditado: o tempo passa, o tempo voa e domingo é o Dia dos Pais. Sempre emocionante para mim que sou pai e já não tenho a companhia do meu.

Mas, não era essa a trip que eu queria lembrar. Os Estados Unidos e o american way of life dos filmes e gibis exerciam uma forte atração sobre mim. Gostava e admirava o espaço que tem a rebeldia naquela sociedade e como logo aquilo é absorvido e se transforma em cultura. É uma metamorfose interessante que só tem lugar nos EUA.

Hoje, continuo admirando a liberdade de expressão exercida com todas as forças naquele país. É claro que hoje consigo enxergar os muitos defeitos da democracia americana. Mas, a verdade é que nenhum outro país tem essa compreensão e oferece tantas garantias sobre o exercício da liberdade de expressão, opinião e pensamento.

Em que outro país um apresentador de talk show chama o presidente de idiota, retardado e imbecil e simplesmente nada acontece além das risadas do auditório? Ninguém fica ofendido.

Aqui no Brasil, o Lula quis expulsar um jornalista americano naturalizado brasileiro, porque reportou uma declaração do Leonel Brizola, em que revelava a predileção do presidente por bebidas alcoólicas destiladas e ainda o aconselhava a deixar o hábito ... Na minha OPINIÃO, quem age como idiota é um idiota.

E lá vou eu desviando do assunto outra vez. A primeira vez que viajei aos Estados Unidos, fui a convite do meu amigo Wagner Rossi e de sua esposa Junia. Eles haviam se mudado para lá uns anos antes e estavam lutando para se fixar como empresários. Conseguiram. Quando ele foi me pegar no aeroporto de Miami, caiu na risada. Disse que eu parecia uma criança fugida de casa com uma malinha na mão.

Chegando lá, tudo era novidade e não era ao mesmo tempo. Eu conhecia os ícones, mas apenas pelas telas de cinema e televisão e pelas fotos e textos. Aquilo estava realmente entranhado em mim, mas ainda não havia visto, sentido e experimentado ao vivo. Foi uma epifania. Também foi uma confusão mental, pois os Estados Unidos são um outro planeta, quando comparamos com a América do Sul.

Para ter uma ideia, eu queria comprar um video-cassete. Eu sei, faz tempo ... Wagner me levou a uma loja especializada. Eram tantos modelos e marcas que não consegui escolher. Voltei e fui me informar, porque no Brasil a tecnologia de ponta era o VCR de duas cabeças. Um dos modelos que vi tinha sete cabeças. E uma delas dedicada apenas a limpar o cabeçote. Eu sei, faz teeeeempo ...

Resolvi fazer uma lista das coisas que deveria obrigatoriamente conhecer. Uma delas foi algo que sempre aparecia nos gibis da infância e eu podia apenas sonhar com o aroma e o sabor. Era a torta de maçã. Essa iguaria sempre era feita por alguma mãe que deixava esfriando no peitoral da janela e a molecada dava um jeito de roubar e comer.

Apple pie, um ícone da cultura americana

Assim, lá fui eu experimentar a torta de maçã. Confesso que o sabor não tinha qualquer relação com a "memória" que eu guardara por tantos anos. Mas, também não foi uma decepção. Muito pelo contrário. Como o Brasil, os EUA são um país de imigrantes e a torta tão fortemente identificada com os americanos, na verdade é uma receita holandesa, com versões inglesa e suíça.

Mas, agora chega! Sem mais delongas, vamos à receita da tradicional Apple Pie americana.

Torta de Maçã

Ingredientes para a Massa

- 4 xícaras de farinha de trigo integral
- 3/4 xícara de gordura de côco
- 3/4 xícara de manteiga sem sal
- 1 ovo batido
- 2 1/2 colheres de chá de açúcar
- 1 1/4 colheres de chá de sal
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 1/2 xícara de água gelada

Ingredientes para o Recheio

- 1/3 xícara de açúcar mascavo
- 1/3 xícara de açúcar comum
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 1/3 colher de chá de canela em pó
- 7 1/2 xícaras de fatias de maçã descascadas
- 1 xícara de passas
- 1 ovo batido

Preparo da Massa

Numa tigela grande amasse a farinha de trigo com a gordura de côco e a manteiga até que a massa fique com consistência esfarelada (tipo farofa).

Em outra tigela, misture o ovo, o açúcar, o sal e o suco de limão. Faça um buraco no centro da massa e derrame ali a mistura de ovo e metade da água gelada. Misture gentilmente com um garfo, adicionando o restante da água conforme for necessário, até que a massa forme uma grande bola.

Coloque a bola de massa sobre uma superfície enfarinhada e corte em 4 pedaços iguais. Amasse um pouco cada pedaço na forma de um disco. Deixe descansar por uma hora antes de passar pelo rolo.

Abra um pedaço de massa no rolo o suficiente para cobrir fundo e laterais de uma forma redonda - previamente untada - de 23 cm de diâmetro.

Abra outro pedaço de massa para cobrir a torta. O restante da massa pode ser congelado.


Preparo do Recheio

Pré-aqueça o forno a 220º.

Numa tigela, misture bem o açúcar comum, o açúcar mascavo, a farinha de trigo, a canela em pó, o suco de limão. Adicione as maçãs e as passas e misture até que estejam todas cobertas pela mistura de açúcar.

Despeje a mistura dentro da forma já com a massa. Cubra a superfície com o outro disco de massa ou corte em tiras e cruze-as. Caso utilize o disco inteiro, faça alguns cortes para saída do calor. Aperte a massa nas laterais para selar. Pincele a superfície com o ovo batido e polvilhe um pouco de açúcar.

Leve a torta ao forno por 35/40 minutos ou até que esteja dourada. Retire e deixe esfriar por 30 minutos. Pode servir com creme Chantilly e sorvete.

Vocês não fazem ideia como isso fica bom com café

2 comentários:

Helena Gasparetto disse...

Que delícia absoluta!!! Adoro Apple pie !! Essa está maravilhosa!!

Beijo - Lena

Café & Conversa disse...

Oi Lena : )

Vindo de você o comentário, agora tenho certeza que acertei : )

Beijão

Café & Conversa