segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Matando a pau na sobremesa de Natal


Ricardo Icassatti Hermano

A ceia preparada por você com as luxuriantes receitas do Cardápio para Ceia de Natal do Café & Conversa, abafou todas aquelas natalinas críticas familiares, arrancou suspiros e viu olhinhos girarem de prazer. Você colocou altas dosagens de sabor e fantasia na mesa.

Mas, não relaxe ainda! Em grandes reuniões familiares, o espírito natalino sempre é seguido de perto pelo espírito de porco. Tão certo quanto dois e dois são cinco, alguém continuará procurando um defeito. Provavelmente a sua sogra ...

Família ê, Família ah, Família ...

Ainda é preciso um cala-boca definitivo, um tiro de misericórdia na nuca dos infiéis, uma paulada no cocoruto da parentada. Algo que fará você se tornar uma lenda viva na família, algo que definirá um novo patamar para as reuniões familiares.

Por isso, prepare-se para ser odiada também por fazer com que todos tenham que melhorar o padrão e ficarem sujeitos a comparações desagradáveis. A velha e manjada competição familiar. Mas, como já ressaltamos antes, você é Faca na Caveira, Mermã!!!

Precisa dizer mais alguma coisa?

O momento de arrasar é agora, com as sobremesas. É ... sobremesas, no plural. Porque uma só não basta. Tem que matar a pau! Nada de sorvetinho e sobremesa pronta da Kibon não, como a sua sogra faz. Vamos elevar o piso gastronômico a níveis estratosféricos. Coisa de satélite e ônibus espacial.

Arregace as mangas e vamos à Primeira Receita:

Mousse de Chocolate e Laranja servida em Bowl de Chocolate

Vamos começar pelos bowls de chocolate. Derreta em banho-maria uma boa quantidade de chocolate meio-amargo. Não se preocupe com as sobras, pois podem ser congeladas.

Depois que estiver derretido, deixe o chocolate esfriar. Mas, é esfriar mesmo. Em temperatura ambiente, deixe esfriar. A temperatura do chocolate deve ficar MORNA. Não mais que isso.

Encha alguns balões pequenos. Não encha demais, apenas o suficiente até atingir o tamanho desejado dos bowls. Caso contrário, os balões explodirão.

Em seguida, lambuze o fundo do balão no chocolate. Faça uma boa camada, deixe as bordas irregulares e no tamanho desejado.

Lambuzando os fundilhos

Coloque o o balão sobre uma bancada de pedra fria (granito, mármore) ou sobre uma folha de papel manteiga numa travessa. Deixe endurecer por cerca de duas horas, ou acelere o processo levando à geladeira. Você saberá que o chocolate endureceu quando perder o brilho.

Já cria uma base para o bowl ficar em pé

Quando o chocolate estiver duro, fure a parte superior do balão com um alfinete. O balão não pode explodir. Tem que esvaziar lentamente e se soltar da casca de chocolate. Reserve em local fresco.

Aqui, o balão está cheio de água, o que pode ser uma boa ideia também

Agora, vamos à Mousse.

Ingredientes

- 1 xícara de creme de leite integral
- 225 g de cream cheese
- 3/4 xícara de açúcar
- 1/4 xícara de cacau em pó, sem açúcar
- 1 colher sopa de raspas de casca de laranja

Preparo

Em uma batedeira, bata o creme de leite em velocidade MÁXIMA até o ponto de levantar picos. Reserve.

Em outra tigela, bata em velocidade MÉDIA o cream cheese e o açúcar até obter consistência cremosa. Abaixe a velocidade para MÍNIMA e acrescente o cacau em pó e as raspas de casca de laranja.

Acrescente aos poucos metade do creme de leite batido. Desligue a batedeira e acrescente a outra metade do creme de leite batido e misture manualmente.

Coloque a mistura num saco plástico com uma das pontas cortadas e preencha os bowls de chocolate. Decore com cascas confitadas de laranja e morangos. Sirva imediatamente.

Pesquisas científicas constataram que isso vale por 10 orgasmos!


Segunda Receita

Torta de Pudim de Maçã

Ingredientes para a Massa

- 1 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 1 1/2 colheres de chá de açúcar
- 1/2 colher de chá de sal
- 1/2 xícara de manteiga sem sal, fria e cortada em cubos
- 1/2 xícara de gordura de côco. cortada em pedaços
- 1/2 xícara de água gelada

Ingredientes para o Pudim de Maçã

- 5-6 maçãs grandes
- 225 g de creme azedo (2 colheres sopa de leite, 1 colher sopa de suco de limão e 200 g de queijo cottage, batidos no liquidificador)
- 3 gemas de ovo grande
- 1 xícara de açúcar
- 1/4 xícara de farinha de trigo
- 1 colher chá de essência de baunilha
- 1 1/2 colheres chá de canela em pó

Ingredientes para a cobertura

- 4 colheres sopa de manteiga ou margarina
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1/4 xícara de açúcar

Preparo da Massa

Coloque num processador de alimentos, a farinha de trigo, o açúcar e o sal. Pulse até misturar bem. Adicione a manteiga e pulse novamente até misturar bem. Afofe a mistura com um garfo. Acrescente a gordura de côco e pulse até misturar bem. Afofe novamente. Adicione metade da água e pulse até misturar tudo. Afofe e espirre o restante da água sobre a massa. Pulse mais 5 ou 6 vezes, até que a mistura engrosse.

Transfira a massa para uma tigela grande. Teste a massa apertando uma pequena porção entre os dedos. Se estiver um pouco seca, adicione 1 colher de chá de água gelada e amasse com as mãos. Em uma superfície enfarinhada, faça uma bola e depois achate até formar um disco com espessura de 2 centímetros. Envolva a o disco com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora ou por uma noite antes de usar.

Sobre uma folha de papel manteiga levemente enfarinhada, estique a massa. Espalhe um pouco de farinha de trigo por cima. Coloque o disco de massa sobre o papel e estique com um rolo até ficar com 33 cm de diâmetro. Vire a massa sobre uma forma de 24 cm de diâmetro de modo que cubra as beiradas e ajeite. Coloque no freezer por 15 minutos.

Cubra a masa com uma folha de alumínio e encha com grãos de feijão. Leve ao forno a 200º e pré-asse a massa por 15 minutos. Deixe esfriar um pouco e retire o papel alumínio e os feijões. Com um garfo, faça furos na massa que cobre o fundo da forma. Gire um pouco o garfo para aumentar o tamanho dos furos.

Abaixe a temperatura do forno para 190º continue a assar a massa por mais 10 a 12 minutos ou até que comece a dourar levemente. Retire. Pincele com a gema de ovo e volte ao forno por mais 2 minutos. Retire e deixe esfriar completamente.

Preparo do Pudim de Maçã

Pré-aqueça o forno a 220º.

Retire o miolo, descasque e corte as maçãs em fatias. Arranje as fatias sobre a casca de massa em círculos concêntricos.

Com um fouet (batedor de arame), bata o creme azedo junto com as gemas de ovos, a essência de baunilha, o açúcar, a farinha de trigo e a canela em pó. Misture bem até ficar cremoso. Derrame a mistura sobre as fatias de maçã.

Leve ao forno por 30 minutos.

Enquanto isso, prepare a cobertura misturando todos os ingredientes numa tigela pequena até formar uma farofa.

Após 30 minutos de forno, polvilhe a cobertura sobre a torta. Asse por mais 15 minutos, ou até que a superfície esteja dourada e uma faca enfiada no centro saia limpa.

Se ficar dourada antes dos 15 minutos, cubra com uma folha de papel alumínio.

Retire do forno e deixe esfriar por pelo menos 1 hora antes de servir acompanhada por uma generosa porção de creme chantilly.

Essa torta vale 12 orgasmos se for acompanhada por uma caneca de café ...

Nenhum comentário: