quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Terceiro e Último Ato do Cardápio para Ceia de Natal do Café & Conversa


Ricardo Icassatti Hermano

A famigerada noite de Natal está chegando ao fim. Os presentes já foram abertos, inclusive com a presença "surpresa" do Papai Noel, com barba de algodão e barriga de verdade. A ceia foi - é claro - um sucesso, porque você se socorreu com o seu blog amigo. Entre mortos e feridos, todos se salvaram.

Iêêêêê ...

Seus sobrinhos from Hell já estão apagados, seu cunhado tomou todas, vestiu as sandálias Melissinha e já libertou a franga. Aquela concunhada assanhada também já largou do seu marido e se mandou para outra festa. Sua sogra parou de procurar defeitos e seu sogro está com aquele olhar de peixe morto.

Mas, o seu trabalho ainda não terminou. Todos precisam voltar para suas casas sãos e salvos. Assim, para fechar com chave de ouro a sua festa familiar, chegou a hora de servir o CAFÉ!!! E aqui você também não vai pisar na bola porque o Café & Conversa não vai deixar.

Munida de pelo menos duas ou três cafeteiras do tipo French Press (clique para saber tudo) e canecas para todos os seus convidados, você vai providenciar um excelente grão de café. Aqui em Brasília, há boas opções. No Marietta Café (CLN 303) é possível comprar a marca Octavio; na Fellini Caffè (CLS 104), você encontra o Santo Grão; na cafeteria Suplicy (Iguatemi Shopping, Lago Norte), o café do mesmo nome; e na Grenat Cafés Especiais (CLS 202).

Se você quiser arrasar mesmo, compre duas marcas diferentes e surpreenda o seu pessoal com a variedade de sabores complexos. Além disso, detone geral e sirva o café acompanhado de uma das delícias da Patissière Lena Gasparetto (clique no nome e conheça o blog dela): Cantuccini.

Esses italianos sabem viver

Como nos explica e ilumina a própria Lena, trata-se de um biscotti, ou seja, cozido e assado duas vezes. A receita é originária da Toscana, na Itália. Lembra daquele filme "Sob o sol da Toscana", que você adorou e o seu marido prometeu que a levaria até lá nas férias do ano retrasado? Pois é ... Faca na Caveira ...

Temos certeza que você assistiu mais de uma vez

Lá na Toscana, o cantuccini é consumido após ser fervorosamente mergulhado numa taça ou copo de Vin Santo. Com a globalização, esse delicado, suave e aromático biscotti passou a ser um belo acompanhamento para cafés e cappuccinos nas cafeterias de todo o mundo civilizado.

Se você não vai à Toscana, faça a Toscana vir até você

E é claro que pedimos a receita para a Lena, que gentilmente nos cedeu essa maravilha. Vamos à ela.

Cantuccini
5 dúzias

Ingredientes

- 4 xícaras de farinha de trigo peneiradas, mais um pouco para enfarinhar a superfície de trabalho
- 3 ovos, mais 1 ovo ligeiramente batido para pincelar
- 2 colheres chá (medida nivelada) de fermento em pó
- 1/4 colher chá (medida nivelada) de sal
- 4 colheres sopa (medida nivelada) de manteiga em temperatura ambiente
- 1 1/2 xícara de açúcar
- 1 colher chá de baunilha
- Raspas da casca de 1 limão siciliano
- 1 1/2 xícaras de amêndoas e pistaches sem sal, tostados e inteiros
- Açúcar cristal para polvilhar

Preparo

Pré-aqueça o forno a 180º.

Forre duas assadeiras retangulares com Silpat ou papel manteiga e reserve.

Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar por cerca de 2 minutos. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo para incorporar e parando a batedeira para raspas as bordas da tigela com espátula de silicone.

Adicione a baunilha, a farinha de trigo, o sal, o fermento e as raspas da casca de limão. Bata um pouco em velocidade mínima. Adicione as amêndoas e o pistache e continue batendo em velocidade mínima até incorporar tudo.

Numa superfície bem enfarinhada, coloque a massa e envolva levemente na farinha para não grudar na superfície. Divida a massa em 4 partes. Polvilhe com mais farinha uma outra área da superfície e, com cada pedaço de massa, delicadamente enrole no formato de um cilindro ou um tronco.

Com as duas mãos, transfira um cilindro de massa para uma das assadeiras forradas. Proceda da mesma forma com outros 3 cilindros, colocando 2 cilindros em cada assadeira.

Com a palma da mão, dê uma LEVE achatada nos cilindros. Pincele com o ovo batido e polvilhe com o açúcar cristal. Leva ao forno para assar por cerca de 30 a 40 minutos.

Diminua a temperatura do forno para 160º e asse por mais 40 minutos. Retire do forno e transfira os cilindros para uma tábua de cortar. Com uma faca de serra, corte os cantuccini diagonalmente e com espessura de 1 cm.

Arrume-os na mesma assadeira, com as partes cortadas para cima, e retorne ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que fiquem dourados e crocantes no centro. Retire do forno e deixe esfriar. Guarde num vidro hermeticamente fechado por até 3 semanas.

Depois desse grand finale, você poderá dizer que matou a pau neste Natal

Um comentário:

HELENA GASPARETTO disse...

Amigoooo !!!

Que post bárbaro!!! Obrigada! E vc n sabe, além da Toscana ser o meu lugar preferido na Italia, eu amo muito esse filme!! Preste atenção na cena da joaninha ; ))

Grande beijo