Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza
Um estudo feito durante 26 anos, com mais de 67 mil enfermeiras americanas, mostrou que aquelas que bebiam pelo menos quatro xícaras de café por dia, tinham 25% menos chances de desenvolver câncer de endométrio, em comparação com as mulheres que, em média, tomavam menos de uma xícara por dia. Das 67 mil enfermeiras pesquisadas, em apenas 1% delas foi diagnostica o câncer no aparelho reprodutor.
O resultado ainda não é conclusivo sobre se o café foi o fator determinante para essa pequena taxa de risco, mas é bom ressaltar que esse não foi o único estudo que chegou à mesma possibilidade dos possíveis efeitos do café na prevenção do câncer de endométrio, embora tenha sido o mais longo e possibilitou analisar outros fatores como a obesidade e histórico de gestação.
Para o pesquisador Edward Giovannucci, da Harvard School of Public Health, em Boston, o mais importante é que as pessoas que já costumam beber café provavelmente podem manter o hábito. É claro que vale ressaltar que o pesquisa tem observado que ainda é muito cedo para recomendar a qualquer pessoa começar a beber café esperando alcançar benefícios para a saúde, mas é um estudo que vai ser usado como referencia em outras análises.
Um abraço, bom café!
Nenhum comentário:
Postar um comentário