quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cappuccino com Leite Vegetal

Romoaldo de Souza e Ricardo Icassatti Hermano


A leitora Carolina Fraga nos pergunta se é possível fazer um cappuccino com outro tipo de leite que não seja o de vaca. Ela nos explicou que tem intolerância à lactose, mas adora tomar cappuccino e ouviu dizer que é um pecado não utilizar o leite de vaca.


Hoje, é possível encontrar nos bons supermercados o chamado "leite" feito a partir de cereais como a aveia e o arroz e de grãos como a leguminosa soja. Chamam de leite por causa da aparência e do uso equivalente ao leite de vaca, mas na verdade é uma bebida vegetal.

Qualquer uma dessas bebidas vegetais pode ser utilizada para fazer um cappuccino com vantagens interessantes. Além de não terem lactose, também são livres de colesterol e não provocam efeitos colaterais indesejáveis como gases em excesso e volume na barriga, provocados pelo leite de vaca. O mesmo prazer sem o peso da consciência pesando na balança.

O café é versátil, agregador, includente. Cappuccino sem leite de vaca não é um pecado, é apenas diferente. Quem diz isso é a figura boboca do "coffee snob", gente que por ter mais conhecimento sobre o preparo da bebida, fica esnobando quem não sabe e enchendo o saco. Todo mundo tem o direito de apreciar um café da maneira que quiser ou puder.




Escolha a bebida vegetal que melhor agrade ao seu paladar e siga a nossa receita:



Ingredientes

- Leite de soja, aveia ou arroz

- Café espresso ou coado bem forte

- 1/2 colher de café de cacau em pó

- Canela em pó



Preparo

Esquente o leite vegetal. Numa caneca, misture o leite com o café e o cacau. Adoce a gosto e polvilhe canela em pó por cima. Se preferir, bata a mistura no liquidificador antes de polvilhar a canela em pó.

Um abraço e bom café!

Um comentário:

Ruston disse...

Muito boa as receitas
que tal, colocar ela no nosso forum aberto do www.clubedocafe.net
e participar.. seria um prazer, contamos com pessoas admiradoras do cafe e profissionais
Forte Abraco e parabens pelo site
ruston