segunda-feira, 30 de abril de 2012

Os Vingadores, como superar o que já é ótimo

Ricardo Icassatti Hermano

Marvel está de parabéns. A editora e agora também produtora  de cinema conseguiu superar o grau de excelência que utilizou nos filmes anteriores e simplesmente transformou Os Vingadores no melhor filme de super-heróis já realizado em todos os tempos. O segredo está à vista de todos. Basta seguir o que está nos gibis, sem tirar nem por. Para isso, teve a inteligência de entregar a coordenação dos roteiros ao mestre, à lenda viva, ao criador desse universo fantástico, Stan Lee


Cartaz do filme

Por que não fizeram isso desde o início, perguntam os fãs de quadrinhos. Sei lá. Executivos e produtores de Hollywood são umas bestas, acredito eu. Especialmente aqueles dos grandes estúdios. Talvez por isso a Marvel tenha criado a sua própria produtora de filmes, para dar o tratamento cinematográfico adequado à sua obra. Lembrem-se que chegamos a ver o Batman ser "interpretado" pelo George Clooney e com mamilos em seu uniforme. 

Colocar na direção dos filmes alguém que realmente goste de gibis também foi uma providência certíssima. Só quem passou a infância esperando ansiosamente, abrindo conta em bancas de revistas e colecionando religiosamente as aventuras daqueles super-herois, terá o conteúdo cultural necessário para dirigir um filme desses. Felizmente é o caso de Joss Whedon que, aliás, é filho e neto de bem sucedidos roteiristas de televisão e sua mãe era professora de História e escritora de romances. 


O diretor Joss Whedon

Mas, vamos ao filme. O elenco continua estelar com Robert Downey Jr. na poderosa armadura do Homem de Ferro; Samuel L. Jackson, como Nick Fury; Scarlett Johansson, na deliciosa pele da Viúva Negra; Chris Hemsworth, no papel do deus nórdico Thor; e Tom Hiddleston, como seu invejoso e traiçoeiro irmão Loki. A novidade fica pela troca de guarda no intérprete do Hulk, que agora é Mark Ruffalo, e a incorporação de dois novos super-herois: o Capitão América, com o pouco convincente Chris Evans, que fazia o Tocha Humana no abandonado Quarteto Fantástico; e o Falcão, um arqueiro interpretado por Jeremy Henner. Este último meio deslocado na história e como é somente um heroi (sem o super), lhe deram o papel de traíra.


O maravilhoso elenco que deu vida aos super-herois

A trama é basicamente a criação do grupo chamado Os Vingadores, uma tropa de elite especialmente montada para reagir a ataques extraterrestres, uma vez que aos humanos normais faltam atributos físicos e armamento para enfrentar raças e armas superiores que, por algum motivo desconhecido, querem porque querem destruir o planeta Terra. É algo como um Super B.O.P.E. É faca no E.T. mermão!!!


Scarlett Johansson emprestando seus, digamos, atributos à Viúva Negra

Todos os elementos que nós, fãs dos quadrinhos, gostamos estão no filme. E todos na medida certa. Humor em filmes de super-herois é um desses elementos, mas se for mal utilizado acaba estragando tudo. Vejam o caso do Lanterna Verde, em que utilizaram um comediante para interpretar o heroi. Claro que deu merda e o cara estragou tudo com um monte de piadinhas que só ele achou graça. Ainda bem que em Os Vingadores o humor está na medida exata, nos momentos precisos e tem o efeito desejado. 


E, claro, o couro come

No filme, a grande ameaça ao planeta Terra vem mais uma vez do irmão do Thor, o adotado Loki. Aliás, os vikings não poderiam ter dado um nome melhor para ele. Trata-se basicamente de uma bichona atormentada pela inveja e pelo ódio que sente pelo irmão, que é filho genuíno de Odin. Ele também deve ser revoltado com o figurino que lhe deram, um capacete com dois enormes chifres de gazela. Um bicha louca, no sentido psicopático e assassino do termo e que, como todo vilão de quadrinhos, a-do-ra fazer discursos sobre a sua própria grandiosidade quando está destruindo tudo. 


Com esse modelito não dá mesmo para ser feliz


Só a cena em que o Hulk ouve o Loki discursando sobre a sua superioridade endeusada, como se estivesse num baile do Municipal e fosse o Clóvis Bornay agradecendo o prêmio de Melhor Fantasia Categoria Luxo, já vale o ingresso. E o Hulk acaba sendo a grande atração do filme. Apesar de eu preferir o Edward Norton no papel do cientista Bruce Banner, o Mark Ruffalo não se saiu mal e a animação do gigante verde está mais abrutalhada. 


Hulk, baixa tolerância para palhaçadas, uma lição de vida

Os Vingadores é um filme sensacional e nos deixa com sabor de "quero mais". Por isso, não levante da sua cadeira enquanto não ver as cenas do que ainda vem por aí ... Os amadores ou quem nunca leu um gibi, saem da sala assim que os créditos aparecem na tela e perdem o teaser surpresa que já se tornou um padrão nos filmes da Marvel. Mas, até para essas pessoas, o filme é uma grande diversão. Assista o trailer:


Nenhum comentário: