quarta-feira, 25 de abril de 2012

Toró de lágrimas, café ajuda a chorar

Ricardo I. Hermano e Romoaldo de Souza

Você já sentiu uma vontade incontrolável de chorar assistindo sua novela predileta ou um drama no cinema, mas não brotaram lágrimas dos seus olhos? Você pode ter a síndrome do olho seco. Calma ... você ainda não está correndo o risco de virar um Virgolino Lampião, mas deve procurar logo um oftalmologista e tomar café.

A síndrome do olho seco envolve o mau funcionamento da glândula que produz lágrimas e a sua qualidade, além da taxa de evaporação a partir da superfície do olho. Qualquer pessoa pode desenvolver a doença, mas ela é mais comum entre mulheres. Os sintomas podem incluir sensação de areia nos olhos, ardor, produção excessiva de lágrimas e produção de muco pegajoso.

Liderado pelo cientista Reiko Arita, um grupo de pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Tóquio partiu de pesquisa anterior e encontrou evidências de que a ingestão de cafeína aumenta de forma significativa a capacidade do olho de produzir lágrimas. Os 78 voluntários que participaram do estudo produziram mais lágrimas após consumir cafeína do que depois de tomar um placebo.



A equipe sabia que a cafeína poderia estimular as glândulas lacrimais, uma vez que é conhecida por aumentar outras secreções, tais como saliva e sucos digestivos. Os pesquisadores também sabiam que as pessoas respondem diferentemente à cafeína, então eles analisaram amostras de DNA dos voluntários. A produção de lágrimas foi maior naqueles que possuíam duas variações genéticas que desempenham papeis importantes no metabolismo da cafeína.


Um abraço e bom café!

Nenhum comentário: