sábado, 13 de fevereiro de 2010

A Música do Dia - Jeff Healey, Antídoto para o Carnaval


Se você é como eu, tem alergia a Carnaval e fica todo empolado só de ouvir falar em desfile de escola de samba ou trio elétrico, aqui vai um antídoto, um anti-alérgico infalível, o bom e velho blues-rock tocado e cantado por ninguém menos do que Jeff Healey.

Nascido em 1966 na cidade canadense de Toronto, Healey foi adotado logo ao nascer por um bombeiro. Aos oito meses de idade ficou cego devido a um câncer raríssimo nos olhos, chamado retinoblastoma. Aos três anos de idade começou a tocar guitarra e desenvolveu seu estilo único de tocar o instrumento deitado no colo. Aos 17 anos formou sua primeira banda, a Blue Direction.

Pouco tempo depois, Healey foi apresentado a dois outros músicos, o baixista Joe Rockman e o baterista Tom Stephen, com quem veio a formar o trio Jeff Healey Band. O sucesso veio em 1988, quando a banda assinou contrato com a Arista Records.

Apesar de tocar e fazer muito sucesso com os estilos blues e blues-rock, a verdadeira paixão de Healey era o jazz americano dos anos 1920 e 1930. Por isso, era um ávido colecionador de discos em vinil e 78 RPM. Sua coleção tinha mais de 30 mil discos.

O guitarrista tocou com todos os grandes, como B.B King, Eric Clapton, Steve Ray Vaughan, Buddy Guy, ZZ Top, Steve Lukather, Deep Purple e muitos mais. Também fez cinema ao lado de Patrick Swayze, da belíssima Kelly Linch e de Sam Elliot no antológico Road House, no Brasil chamado - não se sabe porque - de Matador de Aluguel.

Jeff Healey morreu em março de 2008, vítima de câncer no pulmão. Mas, deixou uma extensa obra. Seu último CD saiu um mês depois da sua morte e era seu retorno ao blues-rock após oito anos. O nome do CD é Mess of Blues.

Hoje, o Café & Conversa traz uma das suas músicas mais famosas: "Stuck in the Middle With You", um autêntico rock-blues para combater qualquer carnaval.


Ricardo Icassatti Hermano
Diretamente do retiro espiritual de carnaval



Nenhum comentário: