domingo, 14 de fevereiro de 2010

Música do Dia - Clap for the Wolfman - Guess Who


Para harmonizar com a crítica do filme O Lobisomem (aí embaixo), o Café & Conversa traz para a Música do Dia a banda de rock canadense Guess Who, com a música Clap for the Wolfman, sucesso de 1974 no álbum Road Food.

Início de carreira era só paz e amor

A banda foi criada em 1960 por Chad Allan, sob o nome Al and The Silverstones. Mudou de nome e de formação várias vezes até que, em 1965, o álbum Shackin' All Over estourou nas paradas de sucesso no Canadá, nos EUA e na Austrália.

Dizem que a gravadora Quality Records lançou mão de uma "marquetagem" que, aparentemente deu certo. Ao apresentar a música que iria tocar em seguida, o locutor da rádio dizia: "guess who?" (adivinhe quem ou de quem).

Reza a lenda que esse pequeno truque levou muita gente a pensar que se tratava dos Beatles ou outra banda inglesa usando um pseudônimo, devido à semelhança musical. Esse efeito "placebo" jamais foi confirmado, mas a banda acabou ficando com o nome.

A banda, como todas as bandas, se separou em 1970, após o guitarrista Randy Bachman ter um problema de vesícula biliar. Várias formações foram tentadas até o final definitivo da banda em 1975. O último sucesso foi justamente a música Clap for the Wolfman, uma homenagem ao locutor de rádio Wolfman Jack, retratado no filme American Graffiti (1973) de George Lucas.

O tempo passa. O tempo voa. Cadê a cabeleira?

A banda voltou a se reunir após um pedido pessoal do Premier de Manitoba, Canadá, para que tocassem no show de encerramento dos Jogos Panamericanos em Winnipeg. Desde então, Guess Who não parou mais de se apresentar em excursões sucessivas.

Ricardo Icassatti Hermano
Diretamente do retiro espiritual de carnaval



Nenhum comentário: