O jovem estudante de clarineta, John Phillip William Dankworth nem podia se conter com as primeiras aulas que teria, numa escola de música em Walthamstow, subúrbio de Highams Park, no Essex, Inglaterra, sempre ouvindo o Quarteto de Benny Goodman, um dos maiores clarinetistas.
Aos 18 anos, John Dankworth conheceu a música de Charlie Parker, sete anos mais velho que o britânico. Pronto! A partir de então, John Dankworth trocou definitivamente a clarineta pelo sax alto. Em 1949, Dankworth e Parker tocaram juntos no Paris Jazz Festival.
Sax alto, paixão à primeira "orelhada"
Foi um depoimento do ídolo Charlie Parker, elogiando o fã, que levou Dankworth a ser contratado para uma turnê na Suécia, ao lado do sax soprano de Sidney Bechet. No mesmo ano, John Dankworth foi eleito Músico do Ano, era a consagração.
Em 1958, John Dankworth casou-se com a cantora de jazz Cleo Laine, com quem já se apresentava nas casas noturnas da Europa. Há quatro anos, John Dankworth recebeu o título de "Sir", "pelos serviços prestados à música britânica". No sábado, John Dankworth morreu aos 82 anos em um hospital britânico, até aqui de causa não revelada.
Dankworth, um mito do jazz
Nenhum comentário:
Postar um comentário