segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Consommé de Vegetais com Abacate


Ricardo Icassatti Hermano

Criatividade é tudo na vida. É o grande tesão, o grande barato. Saber se expressar também. Afinal, como bem ensinou o mestre Chacrinha, quem não se comunica, se estrumbica!

Alôôôôô, Teresinhaaaaaaaa!!!!

Eu sou um admirador de gente criativa. Meu pai era um sujeito criativo. Era arquiteto, mas também desenhava muito à mão livre. Adorava cinema e tinha várias câmeras, 8 mm e Super 8. Descobri que sonhou com o jornalismo. Achei nuns guardados, o layout que fez de um jornal. Uma "boneca", como se diz no jargão jornalístico.

Quando jovem, no início dos anos 1950, saiu da limitada Goiânia e se mandou para o Rio de Janeiro, onde pretendia cursar a Escola de Belas Artes. Havia pintado uns quadros, que estão na posse de uma tia/madrinha que não abre mão deles de jeito nenhum.

O sonho logo virou decepção. Era preciso uma grana preta para estudar naquela escola, que ele não tinha. Era pobre. Assim, abandonou as pinturas e se embrenhou pelo desenho técnico. Participou da construção da nova capital. Nos mudamos para Brasília em 1960. Alguns anos depois, entrou para o curso de Arquitetura da UnB.

Foi uma época particularmente difícil. A ditadura se instalou em 1964 e teve início uma luta entre ditadores de direita e ditadores de esquerda. Meu pai e alguns primos de Goiânia eram todos estudantes na UnB. Tivemos nossa cota de perseguição, prisões, pancadaria e angústias. Mas, a família do meu pai tem essa coisa de bom. Ninguém fez ou faz drama disso. Nem pleiteamos indenizações milionárias ...

Tempos aventureiros ...

Mais tarde, em 1977, fui eu na UnB. Outra vez tive a minha cota ... Mas, o importante é que me tornei jornalista. Meu pai nunca falou nada, mas eu sentia o orgulho dele. Talvez eu estivesse realizando o sonho dele. Para o tipo de jovem que eu era, o jornalismo veio sob medida. Sou realizado na minha profissão.

Mas, eu falava da admiração que tenho por gente criativa. Particularmente, os chefs de cozinha. Gosto muito dessa capacidade de guardar aromas e sabores na memória. Com alguns ingredientes, já sabem como vão combiná-los de maneira original e, às vezes, surpreendente.

Um prato preparado com apuro técnico, senso artístico, sabedoria, criatividade e ousadia, pode nos levar a viagens internas absolutamente fantásticas. E não precisa ser nada absurdamente exótico, com dezenas de ingredientes ou caro. Basta saber combinar os ingredientes necessários para nos presentear com algo que preencherá todos os nossos sentidos.

Por isso, detonamos a campanha por cardápios mais criativos e ousados nas cafeterias de Brasília, do Brasil, do mundo e quiçá do universo. Vai que um E.T. acessa o Café & Conversa e resolve levar a ideia para o seu planeta.

Ô Spielberg, atentai bem! Essa ideia do Café & Conversa é muito boa!

O Romoaldo está participando do Rally dos Sertões e vai passar por regiões onde os discos voadores costumam aparecer. Além disso, ele está levando café. Vai que um E.T. sinta o aroma doce, frutado do Bourbon Vermelho e fique curioso ...

Hoje, trazemos uma receita surpreendente. Não apenas pelo aroma e sabor, mas por um dos ingredientes utilizados. É uma das minhas frutas prediletas. Tenho certeza que não faria feio em nenhum cardápio. Por mais estrelado que seja. O prato é uma criação do Chef Boris, da loja ZABAR'S, em Nova Iorque. Um templo dos equipamentos culinários.

Leia a receita, corra ao supermercado, compre os ingredientes, faça o prato e me chame, porque o Romoaldo está se divertindo com as dificuldades dos sertões e não poderá ir. Chato né? (rs)

Consommé de Vegetais com Abacate

Ingredientes

- 950 ml de caldo de legumes (ou de galinha, se preferir)
- 2 abacates pequenos cortados em cubos médios
- 2 abacates pequenos amassados
- 5 pepinos pequenos, do tipo usado para picles, cortados em 4 e finamente fatiados
- 1 punhado de cebolinha (partes branca e verde) finamente fatiada
- 1/2 xícara de picles adocicado de pepino, finamente fatiado (pepino japonês)
- 1 colher de sopa de molho de pimenta
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- Sal a gosto

Preparo

Prepare todos os ingredientes e gentilmente misture tudo numa tigela. Tempere a gosto. Sirva frio com torradas.

Infelizmente, não consegui uma foto dessa maravilha ... fico devendo. Se quiser parecer chique, use avocados mexicanos, que custam os olhos da cara.

Avocado mexicano, caro. Abacate brasileiro, barato. Entendeu?

2 comentários:

Thays disse...

Olá! Tenho acompanhado diariamente seu blog e tenho gostado cada dia mais! Obriagada pela boa leitura!

Café & Conversa disse...

Thays, ficamos sinceramente lisonjeados. Continue com a gente : )

Abraço

Café & Conversa