terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Ano Novo, resoluções imortalidade e tentações


Ricardo Icassatti Hermano

Mais um ano se passou e nem sequer ouvi falar seu nome. Assim dizia o lendário Cassiano em sua criação imortal, a clássica canção dor de cotovelo A Lua e Eu. Mas, ano novo sempre leva as pessoas a pensarem numa vida nova. Como se pudessem se livrar de tudo o que viveram até o dia 31 de dezembro e renascer à meia noite, tal qual uma abóbora daquela estória infantil.

Ano Novo, a eterna esperança

Até lista de resoluções para o ano novo se dão ao trabalho de escrever. Deve ser para não esquecer que são novas pessoas e aquelas do ano passado não existem mais. Essas listas geralmente acabam esquecidas dentro de alguma gaveta, livro ou agenda.

"Esse ano eu ganho a Mega Sena da Virada"

Os seres humanos são coisas estranhas ao mundo. Somos os únicos seres conscientes de si próprios e de sua finitude. Assim mesmo, adoramos nos iludir e vivemos como se imortais fôssemos, gerando uma série de conflitos, medos e problemas subconscientes por causa disso. Não queremos e não aceitamos duas inevitabilidades: o envelhecimento e a morte.

"Pô Eva, agora fudeu ... vamos envelhecer e eu vou ter que trabalhar ..."

Sempre estamos procurando um jeito de driblar nossa consciência. Seja com uma infinidade de cremes e poções mágicas; seja com cirurgias plásticas e outras deformações corporais; seja com remédios tarja preta; ou seja simplesmente pintando os cabelos brancos. Há quem chegue ao cúmulo de encomendar o embalsamento do corpo ou seu congelamento.

"Em 2011, prometo fazer a dieta da laranja ..."

Nessa incansável busca por nós mesmos, inventamos essa onda de "vida nova no ano novo". Criamos também uma vida após a morte reproduzindo o que temos por aqui e até um retorno eterno para nos consolar. Chamamos isso de reencarnação.

Isso não tem fim

Sempre nos cansamos do que somos e precisamos nos reinventar para nos tornarmos minimamente suportáveis a nós mesmos. O ser humano está destinado ao sofrimento e, por isso, também gosta de pensar no fim do mundo e especular datas como se fosse uma competição para ver quem acerta. E o fim do mundo acaba acontecendo para as milhões de pessoas que morrem todos os dias.

BUM!

Como não estou preocupado com o fim do mundo e nunca fiz uma lista de resoluções para o ano novo, pretendo apenas continuar vivendo da melhor maneira possível, apreciando as amizades e os filhotes, administrando um dia após o outro e gostando do que vejo no espelho toda manhã. E, claro, comendo muito bem e tomando excelentes cafés.

A eterna beleza do efêmero

Por isso, o Reveillon é apenas mais um dia para comer guloseimas maravilhosas. O Café & Conversa não pode lhe dar uma vida nova, mas pode lhe desejar um excelente 2011, cheio de grandes realizações em todas as áreas importantes da sua vida. Também trouxemos uma receita para ajudar você a esquecer aquela promessa de emagrecer ...

E como começamos esse post lembrando Cassiano, fechamos com a sua criação imortal. Certamente, algum ato falho, como faria questão de apontar uma ex-namorada psicóloga de quem fiz questão de me livrar bem rápido. Mas, nunca se esqueça de manter o bom humor. Não se leve tão a sério, brinque mais, ria de si mesmo e viva bem : )

Torta de Chocolate e Chá Earl Grey
8 porções

Ingredientes para a Massa

- 5 colheres sopa de manteiga sem sal e em temperatura ambiente
- 1/4 xícara de açúcar de confeiteiro
- 2 colheres sopa de farinha de amêndoa
- 1 gema de ovo grande, em temperatura ambiente
- 1 pitada de sal
- 1 xícara de farinha de trigo

Ingredientes para o Recheio

- 1 1/2 xícaras de creme de leite fresco
- 1/4 xícara de folhas de chá Earl Grey
- 340 g de chocolate meio-amargo bem picado
- 3 colheres sopa de mel
- 3 colheres sopa de manteiga sem sal
- Chocolate em pó, raspas de chocolate, creme chantilly ou outros ingredientes para decoração e acompanhamento

Preparo da Massa

Bata a manteiga junto com o açúcar de confeiteiro, a farinha de amêndoa e a gema de ovo em velocidade MÉDIA até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Adicione a farinha de trigo e coloque a batedeira em velocidade BAIXA até que a mistura esteja homogênea.

Abra a massa até uma espessura fina, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora. A massa pode ser armazenada na geladeira por até 1 semana e congelada por até 1 mês.

Bata levemente na massa para amaciá-la. Desembrulhe e coloque a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo. Polvilhe também a superfície da massa. Com um rolo, abra um círculo com diâmetro de 30 cm e espessura de 3 mm. Enrole a massa no rolo e desenrole sobre uma forma de 23,4 cm de diâmetro. Cubra todo o fundo, as laterais da forma e corte as sobras de massa.

Com um garfo, fure uma 20 vezes a massa no fundo da forma. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos no mínimo e 1 hora no máximo.

Pré-aqueça o forno a 180º. Remova o filme plástico e asse a massa até que fique levemente dourada, cerca de 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar completamente.

Preparo do Recheio

Numa panela média e em fogo MÉDIO, aqueça o creme de leite sem levantar fervura. Retire a panela do fogo e acrescente as folhas de chá Earl Grey. Deixe ficar por 8 minutos. Coe o creme de leite numa peneira bem fina. Aperte as folhas com uma espátula de silicone para extrair o máximo de creme. Retorne o creme ao fogo MÉDIO e reaqueça.

Coloque o chocolate picado numa tigela média. Adicione o creme aquecido e deixe descansar por 3 minutos. Misture bem até que fique homogêneo. Adicione o mel e a manteiga e misture bem. Derrame a mistura sobre a massa. Leve à geladeira por 1 hora. Sirva a torta gelada, decorada com chocolate em pó, raspas de chocolate, creme chantilly e/ou flores comestíveis.


Como diria João Pequeno: "vida nova é o cara..."
Eu quero continuar vivendo desse jeito mesmo



A Lua e Eu
Cassiano e Paulinho Motoka

Mais um ano se passou

E nem sequer ouvi falar seu nome
A lua e eu


Caminhando pela estrada

Eu olho em volta e só vejo pegadas

Mas não são as suas eu sei,

Eu sei, eu sei


O vento faz
Eu lembrar você

As folhas caem
Mortas como eu


Quando olho no espelho

Estou ficando velho e acabado

Procuro encontrar

Não sei onde está você

Você você....


O vento faz
Eu lembrar você

As folhas caem
Mortas como eu...

A lua e eu



5 comentários:

Helena Gasparetto disse...

Hummmm ... essa torta está de dar água na boca!!!

E bem faz você, de não fazer resoluções de Ano Novo... elas estão dentro da nossa alma... e as concretizamos conforme a necessidade. Nada contra porém, quem prefere organizá-las no papel. Deixemos brechas, no entanto, para os imprevistos - e sem exagerar nas expectativas... difícil isso. Mas necessário.

Feliz 2011!!!
Beijo
Lena

eva mooer disse...

também não faço metas, apenas algumas decisões que me ajudarão a melhorar meu astral....por exemplo :
aprender novos pratos para o dia a dia.
Montar uma casa de café, ( brincadeira).
Estou desejando feliz ano novo para os blogs que eu visito e aqui vai os meus votos para vcs.
As cebolinhas ficaram boas, só que não encontrando as mini,foram as graudas mesmo cortadas ao meio.
Abraços e até mais

Nora disse...

Estabebeleci metas na juventude ...lá atras: Fazer amigos. Renovo a cada ano. Gosto. No mais sou como voce. Tenho que chegar, frente ao espelho e gostar do que vejo.
De nada me adianta entender/ler um livros se não ouvir e atender aos amigos.
Mas adorei o texto, a torta e a lembrança de Cassiano.
Um abração (ainda dá tempo) de Ano Novo!

Café & Conversa disse...

Cara Nora,

Esse blog é que nem a Vila Sésamo: Todo dia é dia/ Toda hora é hora : )

Abraço!

Sharp Random disse...

Oba.

Apreciando...

Um dia, com tempo, raro, eu sei, passe os olhos por aqui:

http://quocientespiritual.blogspot.com/2008/09/reencarnacao.html

é nosso. Abraço.