sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Fechando a parte salgada da Ceia de Natal


Ricardo Icassatti Hermano

Para fechar a parte salgada do Cardápio para Ceia de Natal do Café & Conversa, buscamos inspiração em uma das viagens da caneca mais cobiçada da internet. Graças à generosidade da jornalista globetrotter Clara Favilla, mulher de boa vontade que é, a caneca do seu blog predileto está batendo asas pela Itália.

E foi exatamente de lá que trouxemos a quinta receita, o prato que fechará com chave de ouro a sua Ceia de Natal e abrilhantará essa noite de paz, amor, compaixão e felicidade. Claro, sem o homenageado: o menino Jesus. Após a abertura selvagem dos presentes e das caras desapontadas diante das expectativas não correspondidas, você parte para o embate final: as críticas ao seu talento culinário.

Sua sogra está fazendo de conta que ficou feliz com o presente do marido, um liquidificador ultra-modernoso devidamente acompanhado de um beijo na testa. Sua irmã não sabe se chora ou se comemora o presente do marido, um conjunto de cremes hidratantes, que ele já avisou que pretende pedir emprestado de vez em quando.

Os sobrinhos estão putos da vida com os jogos educativos que ganharam, eles queriam video games caríssimos e sangrentos e iQualquerCoisa importados e igualmente caríssimos. Seu próprio maridão foi mais ousado e te deu um pijama. Você, de sacanagem, deu a ele um conjunto de chinelos, meias e gravata.

Quem ficou feliz e saltitante mesmo, foi seu cunhado metrosexual que ganhou um par de sandálias Melissinha de plástico ... Em suma, a noite de Natal está indo bem até o momento. Os estragos materiais são mínimos e os familiares serão absorvidos até o próximo encontro. O ponto alto agora será a ceia e graças ao seu blog amigo, você vai arrebentar a boca do balão surpreendendo a todos com sabores inusitados e deliciosos. Essa é a nossa missão! Vamos à receita!

Mini Cebolas Agri-Doces

Ingredientes

- 2 kg de mini cebolas
- Sal
- 1/3 xícara (6 colheres sopa) de azeite
- 1/3 xícara (6 colheres sopa) de vinagre de vinho branco
- 2 colheres sopa de mel

Preparo

Descasque as mini-cebolas colocando-as em água fervente por cerca de 1 minuto. Em seguida coloque-as em água com gelo. Corte a ponta e a casca sairá facilmente.

Numa panela grande o suficiente, ferva água com sal. Coloque as cebolas descascadas e deixe cozinhar por 4 a 10 minutos, até que fiquem macias no ponto al dente. Retire as cebolas da água e reserve.

Esquente bem uma frigideira em fogo MÉDIO-ALTO e adicione o azeite. Esquente o azeite por 1 ou 2 minutos e acrescente as cebolas. Refogue as cebolas até que fiquem douradas dos dois lados, cerca de 4-5 minutos.

Enquanto isso, misture vigorosamente o mel e o vinagre até que o mel se dissolva completamente. Adicione à frigideira com as cebolas. Mexa bem para cobrir as cebolas e diminua o fogo para MÉDIO. Tempere com sal.

Cozinhe a mistura de mel e vinagre até atingir a consistência de xarope (grosso, espesso). Mexa bem para que cubra as cebolas. Sirva quente ou à temperatura ambiente. Polvilhe um pouco de flor de sal para enfeitar.

Sabores surpreendentes em sua ceia

3 comentários:

Anônimo disse...

O texto é hilário..Parabéns!
@PenhaSaviatto

eva mooer disse...

muito divertido seu texto...amei a receita...adoro cebolas...não vou esperar para experimentar,será amanhã mesmo.Abraço

Café & Conversa disse...

Caríssima Eva Mooer,

Não deixe de nos contar como foi a experiência : )

Abraço