Romoaldo de Souza
Aí, você chega na cafeteria, dá uma passada - como costumavam dizer os patrícios - "à vista d'ólhos" e aparecem ao menos quatro ou cinco alternativas de café. Ristretto, carioca, longo... e por aí vai.
Nos bons manuais, o "ristretto", como o nome indica, é um café curtíssimo. Varia entre 15ml e 20ml. Já estive em cafeterias famosas que têm dupla interpretação para o ristretto. Curto.
Ora, o café "curto" tem um pouco mais de líquido. Recomenda-se 25ml. Mas volto a insistir. Não há assim, uma tabela, como a Escala Richter, que mede tremores de terra. Por isso, pode ser que o ristretto também seja chamado de curto. Na dúvida, pergunte ao barista.
O "carioca" é aquele café que tem metade água quente e outra metade café. É excessivamente fraco. A ouvinte Débora Botelho, de Olinda, perguntou se "em tamanho" o carioca é longo. Pode ser. Até porque é impraticável diluir o ristretto.
Mas também você vai encontrar o "romano", que é o café com raspas de limão; o "panna", café com chantilly; o "correto", que leva licor; e o "deleite", um espresso com doce de leite.
Aqui no blog do Café & Conversa, e sempre de segunda a sexta-feira, na CBN Recife, a gente fala mais do mundo maravilhoso do café.
Clique aqui, para ouvir nosso programa de hoje
Um abraço! Bom café!
Nenhum comentário:
Postar um comentário