quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Massa com Café

Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza

O paraíso dos italianos são as massas e o céu é um café encorpado. Agora, você imagine juntar massas com café. Eu já disse que quem é apaixonado por café, esse povo meio diferente, leva o liquido precioso para todas as áreas da gastronomia.

Já falei de café com pimenta, com noz moscada, com temperos de todas as partes de mundo e, hoje, vou atender a um pedido feito por Aldo Germano, que apesar do nome é descendente de italianos e, como tal, apaixonado por massas e café.

Nunca é demais lembrar que os italianos são os criadores do café espresso e fabricam as melhores máquinas para tirar café do mundo. Além daquela cafeteira caseira, a Moka, a italiana.

Foi aí que Aldo Germano propôs um desafio. Encontrar uma receita que juntasse no mesmo prato os dois amores do nosso ouvinte. Café e massas.

O pessoal do Coffee Break, especializado em gastronomia, tem uma uma receita de massa feita com café e que leva farinha de trigo, cacau em pó, sal e café.

Fácil, fácil de fazer um macarrão com sabor de café.



Para a massa fresca, você vai precisar de:

Ingredientes

- 50 g de café solúvel instantâneo
- 250 g de farinha de trigo
- 5 g de cacau em pó
- 5 g de sal
- 1 ovo inteiro e 2 gemas

Preparo

Ferva 50 ml de água com o café solúvel e deixe esfriar. Peneire a farinha junto com o cacau sobre uma superfície plana.

Faça uma cavidade no meio da farinha e adicione o ovo, as gemas, o sal e o extrato de café frio. Com um garfo, vá misturando aos poucos os líquidos à farinha. Sove até desgrudar das mãos e obter uma massa homogênea. Embrulhe em papel-filme e leve ao refrigerador por uma hora. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada e corte em tiras finas. Enfarinhe as tiras, cubra com um pano de prato e reserve.

Um abraço e bom café!

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabés à equipe do Café&Conversa! A combinação ficou excelente!

Um abraço,
Aldo Germano

Kelly Stein disse...

Olá Romoaldo. Adorei sua receita!!!

A ideia de se colocar café em massas e molhos ainda é nova para muita gente. Por isso, preparamos uma seleção de receitas no Mexido de Ideias: http://www.mexidodeideias.com.br/index.php/cat/receitas/massas/

Vamos divulgar e ampliar os horizontes gustativos de todos.

Abraços cafeinados!
Kelly Stein