sexta-feira, 15 de abril de 2011

Deuses do Café olham para Brasília


Ricardo Icassatti Hermano

Os Deuses do Café ouviram nossos apelos desesperados e permitiram que Brasília subisse uns 20 degraus na escala evolucionária. A capital terá em breve uma representação das estupendas macchinas italianas de espresso La Marzocco. Agora é possível comprá-las e a representante cuidará da instalação e fará a manutenção. E, como num comercial de facas Ginzu 2000: você acha que acabou? Não! Tem mais : )

Os Deuses do Café gostam de nós!!!

Além dessa notícia maravilhosa, a representante em Brasília é ninguém menos que a Barista Bebel Hamu. Você deve estar se perguntando: "Mas, quem é Bebel Hamu?"; e eu terei o imenso prazer de contar. Vez ou outra falo sobre algo que gosto nos seres humanos, que é a gentileza. Pois Bebel Hamu é um sinônimo de gentileza.

Sonho de consumo de qualquer apreciador de café. Essa é da Bebel

Tem gente que usa a gentileza de maneira profissional. Tem gente que finge ser gentil. Tem gente que se acha gentil. Tem gente que se acha ... Mas, somente algumas raras pessoas nascem gentis. É o caso da Bebel Hamu. Não há quem não perceba isso logo nas primeiras palavras que trocar com ela.

Bebel nos "brifa" sobre os cafés da degustação

Foi assim comigo, quando a conheci na Grenat Cafés Especiais. Bastaram alguns minutos de conversa para que Romoaldo e eu já nos tornássemos fãs da jovem e entusiasmada Barista. A gente simplesmente quer ficar perto dela.

Ao final, Bebel nos mostrou as apps que usa no seu iPhone
para fotos, porque ninguém é de ferro e ela tem bom gosto

Bebel alimentava o sonho de ter uma padaria e resolveu se preparar. Daí, se mandou para São Paulo, onde fez cursos de panificação e de sommelier. No meio desse estudo todo, surgiu uma semana de folga e teve a ideia de explorar o mundo de uma bebida que sequer gostava. Fez um curso de Barismo e, assim como eu, se apaixonou irremediavelmente pelo café.

Ainda bem que ela optou pelo café, não consigo
ver a Bebel sovando massa de pão ...

Depois disso, mudou um pouco de ideia em relação à padaria e retornou a São Paulo para fazer outros cursos e se aprimorar na arte de preparar café. Ainda iniciante, ela teve a ousadia de participar de um Campeonato Brasileiro de Barista, onde ganhou uma enorme queimadura na mão e o prêmio de Miss Simpatia. Mesmo estando seriamente queimada e com dores, completou a sua apresentação com um sorriso no rosto.

Romoaldo nos conta como se queimou no escapamento da Land Rover ...

Dando sequência ao sonho, ela trabalhou como Barista nas melhores cafeterias (Octavio, Santo Grão) de São Paulo e retornou a Brasília para se estabelecer. Aqui, ela promete dedicação total à sua nova etapa de vida, que é representar a La Marzocco. Segundo ela mesma: "A ideia é despertar o prazer de beber café, pois esse foi o meu caminho". Esse também foi o nosso caminho Bebel : ) E os caminhos sempre se cruzam.

O Thiago, mais um cara gentil, foi o nosso fotógrafo nesse post

E foi através de um gentil convite da Bebel que fomos conhecer o escritório onde ficará abrigada a empresa CORACI, nome de sua avó querida. Lá, participamos de uma degustação de cafés da Fazenda Daterra e compartilhamos junto com o cafeicultor Thiago Casavechia (Fazenda Veredas, em Unaí), a hospitalidade da Bebel. Estar na presença dela já é bom demais. É como estar protegido por uma aura luminosa.

Na degustação, experimentamos os seguintes cafés:

- Bourbon Collection, blend elaborado com grãos de Bourbon Vermelho e Bourbon Amarelo da região da Mogiana Paulista e do Cerrado Mineiro. Sabor bem cítrico e tão doce que parecia estar com uma bala na boca;

- Sweet Collection, blend com grãos Mundo Novo, Icatu Amarelo e Catuaí Amarelo provenientes também da região da Mogiana Paulista e do Cerrado Mineiro. Suavemente doce e leve adstringência.

- Opus 1 Exotic, grão da variedade Guarany (confesso que não conhecia) produzido no Cerrado Mineiro. Achocolatado, encorpado, envolvente, orgástico.

- Bruzzi Expresso, ficarei devendo a informação sobre o tipo de grão. Mas, o café tinha acidez pronunciada, nota de nozes, doçura média e aftertaste prolongado.

Foi uma degustação muito boa com cafés excelentes e ainda tivemos o prazer de estar com a Bebel por algumas horas. Damos as boas vindas à La Marzocco, desejamos muita sorte e sucesso à Bebel Hamu e agradecemos aos Deuses do Café por tudo o que têm feito por nós e por Brasília. Deuses sabem o que fazem e marcaram dois gols com apenas uma jogada.

Essa foto é da Bebel, tirada com o seu iPhone turbinado

5 comentários:

Cristina Lopes disse...

Vou à Brasília e aprenderei a apreciar um bom café. Com certeza.
Abs.

Ludhiana Sales e Silva disse...

Bebel Hamu é sim gentileza em pessoa! Fora o talento inegável de fazer a gente se apaixonar por café! Eu e meu marido fomos atingidos em cheio pelo jeito Bebel de apreciar essa bebida!!

Marco De la Roche disse...

Parabéns pelo blog...não conhecia..
A Bebel realmente é sensacional e está mais do preparada para elevar o nivel do café e barismo em Brasilia...
Um abraço!

Rodrigo Ramos disse...

A Bebel é nota 1000. E faz parecer que é fácil preparar um excelente café!
Brasília não poderia estar melhor servida!
Aprendemos muito com ela, afinal ela foi a primeira barista do Ateliê do Grão!

Taciano disse...

Pelo visto por onde passa, a Bebel deixa uma legião de fãs...
Eita minina danada! :P