quinta-feira, 28 de julho de 2011

Atendimento em cafeterias

Romoaldo de Souza

A ouvinte Nadja Nascimento,  moradora de Cabo de Santo Agostinho, confessa que depois que passou a acompanhar a CBN Recife e o nosso quadro de café, ela tem se tornado, aos poucos, uma consumidora mais exigente e uma tomadora de café de qualidade.

Bom, isso é ótimo, Nadja. Agora, ela revela que mesmo em Recife, tem dificuldades de ser bem atendida por pessoas que saibam o que estão fazendo e, mais que isso, nossa ouvinte tem uma bronca com quem entrega a xícara de café na mesa e não tem a menor noção do que está fazendo.

Eu já tinha alertado, aqui, outro dia, que um ouvinte foi numa cafeteria em Brasília e depois que o garçom entregou a xícara com café e um copo de água com gás, sequer sabia a utilidade da água. Eu insisto, é para preparar as papilas gustativas, limpar o paladar para que você possa saborear o seu café.

Pois bem, quando você chega numa loja de roupa pergunta se o tecido encolhe, se cede, se desfia, essas coisas comuns que o atendente responde na ponta da língua.

Assim, considero importante o que diz nossa ouvinte de Cabo de Santo Agostinho. Quem serve café tem de saber de onde vem o grão se é ácido ou não, se tem aroma de frutas, se é achocolatado, com leve toque de melaço de cana-de-açúcar, enfim tem que saber quando foi torrado, onde foi produzido e em que condições, em cima da serra, debaixo das árvores.

Informações sobre os fatores que interferem no sabor do café. Por isso, é imprescindível que quem está atendendo tenha essas informações para o cliente. Faça como nossa ouvinte, Nadja Nascimento seja exigente!


Um abraço e bom café!

Um comentário:

Na Trilha dos Chacais disse...

O que falta para o atendente de qualquer estabelecimento comercial, entender que ele é um representante do produto que esta oferecendo (um vendedor deste produto), se ele quer ver mais vezes este cliente, deve a ele cativar, convencer de que este é o produto que esta precisando... Vender ideias e não empurrar chatice...
Para isso, ele precisa conhecer bem este produto, caso contrário, o produto será igual a todos os outros, sem diferencial de mercado...
Um produto sem história, é o mesmo que provar qualquer coisa com o nariz tapado, todos tem o mesmo gosto, ou seja, nada...