quarta-feira, 27 de julho de 2011

Café com suspiro!!! Huuuuummmmm!


Sabe quando você escuta uma frase de incentivo no trabalho, um elogio à sua roupa? Um comentário que coloca seu astral lá em cima? Ou quando você está a passeio no shopping e passa uma pessoa que chama a sua atenção? Esse sentimento é chamado de suspiro! Mas suspiro também é um bolinho de clara de ovos, muito açúcar e uma raspa de casca de limão siciliano. 

Hoje, Café & Conversa traz a história de Melina Sousa, que mora em Campos, no Norte do Rio de Janeiro, e de viagem pelo interior do Espírito Santo, chegou em Pedra Azul, pediu um espresso e serviram o café com água com gás e um pequeno suspiro.

A estudante de medicina achou aquela ideia brilhante e perguntou à moça do atendimento que tipo de café harmoniza bem com suspiro.

- Ah, o suspiro se desmancha na boca, assim como um suspiro quando a pessoa passa e vai embora. Mas a gente recomenda um café com acidez moderada que é para equilibrar o sabor com o doce forte do suspiro - Sabe tudo, pelo menos de suspiro.

Colocar um suspiro na boca, senti-lo se derretendo todo e completar com um gole de café também merece um suspiro, para marcar bem a sua quarta-feira.



Um abraço e bom café!!! 


Suspiro de Café


Ingredientes

- 4 claras de ovo
- 500g de açúcar de confeiteiro
- 1 colher de sobremesa bem rasa de café solúvel

Preparo

Ponha água numa forma para banho-maria e leve ao fogo para esquentar. Coloque uma panela sobre a água e esquente um pouco.

Coloque as claras na panela e esquente antes de batê-las em neve. Adicione o café, sem mexer. Em seguida, despeje metade do açúcar e misture bem até formar uma massa pastosa. Junte o restante do açúcar e continue misturando com movimentos circulares fortes por 5 minutos. Quanto mais as claras esquentam e mais se misturam, elas se tornam líquidas, mostrando que o açúcar está bem incorporado.

Coloque essa mistura na vasilha de uma batedeira já ligada para entrar mais ar na massa. Bata em velocidade alta, tomando o cuidado de verificar se toda a mistura foi bem batida. Continue batendo em velocidade alta até que as claras atinjam o ponto de suspiro. Reserve.

Forre uma assadeira de alumínio com papel manteiga. Cole o papel na assadeira com pequenos pingos de suspiro. Corte a ponta de um saco plástico para usar como "saco de confeiteiro". Encha até a metade do saco com a massa do suspiro e vá apertando - sempre de cima para baixo - e depositando sobre o papel manteiga os pingos de suspiro a dois centímetros de distância um do outro.

Leve ao forno em temperatura MÉDIA (150º C) por 15 minutos aproximadamente. Vigie de perto porque os suspiros queimam com muita facilidade. Retire do forno e deixe esfriar antes de descolar do papel-manteiga.

Nenhum comentário: