terça-feira, 19 de julho de 2011

Café é um santo remédio


Ricardo Icassatti Hermano & Romoaldo de Souza

Uma pesquisa científica identificou uma “substância misteriosa” existente no café que, interagindo com a cafeína, aumentou os níveis de um fator do sangue chamado GCSF, responsável por evitar o progresso do Mal de Alzheimer. Por enquanto, a pesquisa foi feita apenas em camundongos.

O coordenador desse estudo, Dr. Chuanhai Cao, disse que o café com cafeína proporciona um aumento natural dos níveis de GCSF no sangue. Ele salientou que ainda não se sabe como isso acontece, mas há uma “interação sinérgica” entre a cafeína e essa substância desconhecida.

A pesquisa foi feita com café coado quatro a cinco xícaras por dia foi foram suficientes para neutralizar a patologia e a perda de memória nos camundongos com Alzheimer. Para ser eficiente contra a doença, o consumo da bebida pode ter início na idade adulta, entre os 30 anos e 50 anos. Mas, quanto antes começar a beber café, melhor.

Outros estudos feitos com humanos já haviam demonstrado que a ingestão diária de café por adultos e idosos diminui os riscos da demência. 

Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Flórida do Sul, nos Estados Unidos, também descobriu que a cafeína é o provável ingrediente do café responsável pela proteção. Segundo o estudo, a substância reduz a produção no cérebro de uma proteína anormal chamada beta-amiloide, que, acredita-se, é responsável por causar o Alzheimer.

Portanto, além de todo o prazer que um bom café nos proporciona, ele ainda nos ajuda a manter a boa saúde do cérebro.


Um abraço e bom café!

Nenhum comentário: