Romoaldo de Souza
O jornalista Rafael Brais conta que chegou, no fim de semana em Buenos Aires, na Argentina, para ver a partida final da Copa América, quando o Uruguai venceu o Paraguai e aí o nosso ouvinte foi tomar um café colombiano. E não é que além do copo com água com gás, o garçon serviu também uma casca de laranja cristalizada, junto com o espresso que o jornalista pediu.
"Pronto", pensou ele! Rafael lembrou da nossa dica, aqui na CBN Recife de que a água com gás, mesmo pouca, serve para limpar as papilas gustativas e preparar o paladar para receber o café. Mas, de casca de laranja cristalizada ele nunca tinha escutado falar.
É verdade, nosso ouvinte tem razão! Desde abril, quando começamos nossa quadro de café, ainda não tinha surgido a oportunidade para falar da casca de laranja, que é comum no Chile, Peru, Argentina e Uruguai, junto ao café espresso. Os "hermanos" copiaram essa idéia dos árabes.
É comum entre os povos da Arábia, tomar café aromatizado. Como aqui na América era mais difícil encontrar esses tipo de café, foi introduzido o uso da casca de laranja cristalizada ou desidratada, que tem a função de acrescentar um certo aroma ao café.
Se você é do tipo de consumidor que não tem curiosidade, deixe de lado. Afinal para saborear um bom café espresso quanto menos interferência externa, melhor. Agora, querendo fazer novas descobertas, mal não há!
Um abraço e bom café!
Nenhum comentário:
Postar um comentário