quinta-feira, 22 de março de 2012

Café, mil e uma utilidades

Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza

O mundo do café é cheio de novidades. Deve ser porque essa bebida costuma atrair gente criativa. Sempre gostamos de lembrar a nossa definição para uma boa cafeteria: é o local onde você desacelera o corpo e acelera a mente. Vejam só o que os amantes de café andam aprontando mundo afora.

Na China, uma artista plástica chamada Jay Chou está criando pinturas fantásticas com café. E não usa pincel. Ela utiliza o fundo da xícara como instrumento de trabalho, sobrepondo as marcas redondas até formar um retrato. Do outro lado do mundo, na Califórnia, a fabricante de artigos esportivos StayWarm (mantenha-se quente, em português) lançou uma linha de roupas para esportes de neve feitas a partir de grãos de café. O processo converte resíduos de plantações de café em um tecido expansível que aumenta a temperatura do corpo.

Mas, o que nos chamou a atenção mesmo foi o conceito de uma cafeteria russa, a Babochki Anticafé. Nesta cafeteria, o cliente pode beber quantos cafés quiser e se servir de diversas sobremesas sem pagar pelos produtos. Mas, não tem nada de graça. O cliente paga por cada minuto que ficar na cafeteria, mais precisamente o equivalente a 9 centavos de real. Caso queira, o cliente também pode levar comida da sua preferência, assistir filmes, trabalhar ou se divertir com jogos de tabuleiro. Segundo os proprietários, a intenção é disponibilizar o espaço para reuniões e encontros criativos. Como vocês podem ver, o café dá pano pra manga.


Um abraço e bom café!

Nenhum comentário: