segunda-feira, 5 de março de 2012

Um conselho: tome um bom café!

Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza

A Organização Internacional do Café (OIC) constatou que o consumo mundial vem crescendo de forma consistente há mais de 40 anos, a uma taxa anual de 1,6%. Daí resolveram fazer uma projeção para os próximos 10 anos, só para saber quanto café seria necessário para abastecer o mercado e suprir a demanda. A OIC analisou três cenários de crescimento da demanda (1,5%, 2% e 2,5% ao ano) e o resultado é que enquanto o consumo aumenta fortemente, a produção não conseguirá acompanhar.

O consumo mundial de café em 2010 foi estimado em 135 milhões de sacas, um aumento de 2,4% sobre o ano anterior. Estimativas preliminares indicam um maior crescimento em 2011. A OIC também informa que, devido à alta nos preços nos últimos dois anos, os países produtores exportaram mais e os estoques de grãos verdes de café no ano safra 2011/12 atingiram 17,4 milhões de sacas, o menor volume desde 1990/91.

E aqui vai o nosso conselho de amigo. Aproveite para tomar o seu café especial enquanto tem e a preços acessíveis. Em 10 anos, esse café será escasso e caro.


Um abraço, bom café!

Nenhum comentário: