quarta-feira, 28 de março de 2012

Protegendo o Inimigo

Ricardo Icassatti Hermano

Juntei a filharada com mais a nora querida e fomos almoçar. Em seguida, pegamos um cineminha: Protegendo o Inimigo (Safe House). Um desses filmes que tem tudo para se transformar num blockbuster das locadoras de DVD. O que, devo dizer, é uma injustiça. Por que? Ora, porque é um bom e honesto filme de ação, entrega o que promete.

Cartaz do filme

Estrelado pelo indefectível Denzel Washington e pelo comediante Ryan Reynolds, subitamente famoso por ter dado um pé na ex-esposa mais cobiçada do planeta, Scarlett Johansson. Apesar das abundantes celulites. Que isso sirva de lição às mulheres que se preocupam demais com celulites, implantes de silicone, botox e outras aberrações. Nós, os homens de verdade, nem prestamos atenção nisso. Quer dizer, mais ou menos ... mais pra mais ... hehehe!!!

Ninguém nem sabia que Reynolds era casado com a Scarlett

Mas, retornando ao filme. Trata-se de uma estória envolvendo uma certa "casa de hóspede" ou "safe house" da CIA. Esses lugares estão espalhados pelo mundo, incluindo o Brasil, são secretos e servem para que a CIA possa atuar à margem de coisas inoportunas como a lei e a justiça. Essas "casas" tanto podem servir para vigilância, hospedar equipes em trânsito, manter presos longe das vistas ou como câmaras de tortura. Este é o caso do filme.

O ex-agente Tobin Frost na "casa de hóspede", cenas fortes

O cenário é a África do Sul. Um ex-agente da CIA, Tobin Frost (Denzel), que era procurado há anos, se entrega na embaixada americana e, antes de ser transferido para os EUA, é levado para esta "casa de hóspede", administrada pelo jovem agente Matt Weston (Reynolds). O trabalho dele é basicamente burocrático, ficar esperando algo acontecer e ele ser acionado. Seu maior sonho é se casar com a namorada francesa e ser transferido para o escritório da CIA em Paris. 

Nora Arnezeder, a namorada francesa

Mas, a chegada de Frost muda tudo e obriga o jovem agente a perder sua ingenuidade com um processo de amadurecimento a jato. Socos na cara parecem funcionar muito bem para despertar almas inocentes. Daí em diante o couro come e é ação quase ininterrupta. Aplausos para o diretor Daniel Espinosa que conseguiu o milagre de não deixar o Ryan Reynolds fazer piadas. Vejam a papagaiada que ele fez no filme Lanterna Verde ...

Para nooooossa alegria, Vera Farmiga também está no filme

Quando fazem muito sucesso, os atores cômicos passam a achar que podem fazer qualquer papel e atuar em qualquer gênero. Doce ilusão, porque eles não conseguem se conter e acabam fazendo piadinhas praticamente em cada fala. Exemplos não faltam: Adam Sandler, Jim Carrey, Will Ferrel e tantos outros. Eles têm uma compulsão para fazer papéis dramáticos e mostrar ao mundo o talento inesgotável que possuem, mas não tem jeito. É sempre um fiasco. 

É tanta ação que Reynolds não teve espaço para as gracinhas

Neste filme, Ryan Reynolds não tira um sorriso sequer da plateia.  Por aí já dá para ver que o filme é bom. Além disso, a película traz um elenco de peso, com gente do calibre de Liam Cunningham, Brendan Gleeson, Sam Shepard, Robert Patrick e as estonteantes Vera Farmiga e Nora Arnezeder. Só isso já vale o ingresso do cinema, porque é gente que sabe o que faz e faz muito bem. Denzel escorrega na canastrice aqui e ali, mas se salva pelo conjunto da obra. 

Vejam só o incrível talento - sem celulites - da
Nora Arnezeder nessa difícil cena

O Café & Conversa assistiu, gostou e recomenda. Perseguições, porrada, tiros, sangue, explosões, traições, assassinatos, crueldade, desonestidade, cinismo, o pacote completo para a diversão de toda a família. Encontrei três falhas grosseiras no enredo. Veja se você consegue indentificá-las também e até descobrir outras. Não perca e assista o trailer. 


Nenhum comentário: